Domingo, 14 de Dezembro de 2025
23°C 31°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

O medo de sair do lugar e a falta de coragem para seguir em frente

Por Uemerson Florencio

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Por Uemerson Florencio
10/09/2025 às 16h27
O medo de sair do lugar e a falta de coragem para seguir em frente
Foto: Divulgação

Há uma antiga expressão que diz: “Pedra parada cria limo.” Quando você se acomoda, abre portas para pensamentos hospedeiros, inclusive doenças pelo corpo, como por exemplo sintomas da baixa imunidade, esquecimento, ansiedade e outros que refletem no corpo como forma de variação na pressão e aceleração cardíaca.

Como você se enxerga hoje na vida? Você hoje vive a felicidade e a realização desejada onde você se encontra? Se não vive – de quem depende esta mudança, sua ou de outra pessoa?

Sair do lugar requer muito mais do que levar o corpo para outro local. Da mesma forma, é reunir força interior para seguir em frente. Se você não sabe quem é você, onde está e para onde seguir, o fracasso, a derrota e os prejuízos tomarão conta da sua vida.

Será que é simples agir com total clareza diante do caminho a ser seguido? É fácil atingir metas decisivas na sua vida de forma consistente e compatível com as suas competências? Se fosse, todos materializariam os seus objetivos e não teriam tantas pessoas perdidas ou sem rumo. Mas é impossível? Não.

Reprograme-se e entregue a si mesmo, visão, coragem e atitude positiva.

O medo paralisa, algema ou amarra milhões de vidas no mundo até os dias de hoje. Ter medo é possuir um sócio comprometido em lhe impedir de alcançar o que se quer. Quem não consegue se libertar das amarras mentais transita numa prisão dentro de si mesmo onde segura as próprias chaves – é o presidiário e o carcereiro de si mesmo.

Dessa forma, seguem alguns aspectos que geram muitos dos impedimentos na hora de sair do lugar e seguir em frente: a falta de confiança em si mesmo, insuficiência na firmeza de propósito, valores humanos não consolidados, precariedade na visão de futuro e na expectativa de vida que fortalecem a paralização de qualquer ser humano.

E, por extensão, ainda existem as crenças limitantes aliadas com as memórias traumáticas, resultado do que foi vivido ou testemunhado ao longo da vida. Elas são responsáveis, na maioria das vezes, pela existência de bloqueios e estagnações diversas, mas poucas pessoas conseguem identificar as suas respectivas origens.

A falta de confiança em si mesmo – Quem não confia em si mesmo, desconfia das suas próprias capacidades e não lhe deposita qualquer crédito. Em geral, tem mais segurança nos outros do que em si mesmas, podendo ter complexo de inferioridade, estima baixa e autossabotagem recorrente.

Não diferente, quem não acredita em si, tem dificuldade também para acreditar em Deus de forma plena, pois a fé é aparente, fraca ou rasa.

  • O quanto você confia em si mesmo?

  • Atualmente as pessoas acreditam mais em você do que você em si mesmo?

  • Quais foram os momentos nos quais a sua confiança foi decisiva na vida?

  • Se ela foi decisiva, qual foi a sua reação diante da conquista?

Insuficiência na firmeza de propósito – É não ter força suficiente para se manter num compromisso consigo mesmo. Em geral, inicia e não termina, ou quer pegar a partir do ponto de quem tenha iniciado, mas também, não se compromete em finalizar de forma digna.

A mediocridade é uma rotina na vida destas pessoas, não só se conformam como também praticam ações medianas. É como uma bateria abaixo da capacidade que não tem carga para rodar um aplicativo.

  • Fale a verdade, aqui só você se escuta: Você tem um propósito de vida hoje?

  • Você se sente uma pessoa com força interior suficiente a ponto de levar pra frente o projeto dos seus sonhos?

  • Você tem algum propósito para materializar ou para poder honrar a si mesmo nos próximos meses?

Muito bem, não venho aqui manifestar as verdades absolutas do universo, mas apresentar reflexões. Se você tem interesse em sair do lugar, erga-se e se reposicione com urgência. Afinal, “pedra parada cria limo.”

Você tem um grande potencial, mas eu não posso acreditar em você mais do que você em si mesmo. Erga-se, respire, acolha-se e siga em frente numa jornada positiva, construtiva e progressista.

Uemerson Florêncio – Escritor. Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários