Mentir para “proteger”, em função da mentira descoberta, criam novas narrativas para proteger os mentirosos. Quantas famílias tem filhos que foram adotados, outros que os pais faleceram e escondem com a justificativa de que saber irá gerar danos? Muitos filhos vivem conduzidos por diversas narrativas mentirosas apenas para esconder a realidade, ou seja, os fatos.
Quantas mães não revelam quem são os pais de seus filhos? E quantos filhos são criados por padrastos com o discurso que este é o seu pai biológico e depois os filhos descobrem por terceiros? O que adiantou ou
ganhou ao esconder a verdade?
Mentir para enganar, se divertir ou sabotar pura e simplesmente, se aproveitando da ingenuidade ou da boa-fé dos outros. Quantas pessoas vivem de enganações apenas para ver suas vítimas perdidas, frustradas ou decepcionadas por pura diversão? Quantas vezes você passou por este tipo de situação, inclusive com as pessoas narcisistas da sua família ou de seu relacionamento?
Há quem veja você doente e se pudesse criaria todas as atenções do mundo para que os outros não lhes prestassem socorro, às vezes, até mentem alegando que também estão doentes ou passando mal. Como lidar com estas realidades desgastantes?
Em muitos casos ignorar e não alimentar qualquer discussão é o melhor caminho. Quem lhe disse que confrontar é o melhor caminho? Possa ser que seja tudo que as pessoas mentirosas queiram ver, você em total
desequilíbrio e exposição pública. É o que você quer?
Mentir para trair e se beneficiar. Romper a confiança que a pessoa do relacionamento lhe deposita para viver experiências com outra pessoa ao mesmo tempo. Se você já passou por este triste cenário, sinto muito, só você
sabe o que passou ou quem sabe, fez alguém passar. Não devemos dar ao outro o que não desejamos para nós mesmos. Quem gosta de passar por uma decepção? Quem quer ser viver uma traição? Quem se satisfaz
diante de uma rejeição?
Mentir para levar vantagem, agir na ilegalidade e trapacear. Quem quer adquirir algo por cobiça, inveja, busca sempre os pontos de vulnerabilidades em suas vítimas para levar vantagens diversas. Vejamos - Alguém distribui objetos para diversas pessoas, mas surge uma pessoa que já recebeu e volta para receber novamente, agindo de forma mal caráter. Uma carreta vira, os pertences se espalham na pista e a pessoa para o carro para pegar ou sai de casa ainda leva os familiares para se aproveitar da situação.
- Muitas pessoas sabem o que são condutas ilegais, ainda assim, cometem os delitos que acreditam ser insignificantes e que não geram prejuízos. O tubo de água passa pela lateral da casa e a pessoa puxa um braço do da tubulação para a sua casa. Outra: Sabe que o trabalho termina em certo horário e a pessoa sempre antes deixando os colegas com a carga toda do final de dia.
Sei que existe o tripé da verdade – a minha verdade, a sua verdade e a verdade que nós dois desconhecemos, logo, sem desejar ser o senhor da verdade apenas desejo promover reflexões sobre o tema. Dessa forma, seja a verdade e a justiça que você deseja enxergar no mundo. Você se enxerga uma pessoa verdadeira, honesta e sensata?
* Uemerson Florêncio: Empreendedor. Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.