FRONTEIRA: População de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, no período de 23 de outubro a 2 de novembro, o exército brasileiro realiza em ambos os municípios o exercício de adestramento denominado Operação Amazônia. A região foi escolhida devido à sua localização geográfica privilegiada por sediar o 6º Batalhão de Infantaria de Selva e por conta de sua população acolhedora.
O exercício é desenvolvido pela 17ª Brigada de Infantaria de selva, sediado em Porto Velho, e conta com a participação de cerca de 980 militares. Oriundos dê o Humaitá, Rio Branco, Porto Velho, além das tropas de Rondonópolis, Rio de Janeiro e Manaus.
Segundo informações repassadas para a redação do Portal Diário de Rondônia, estão sendo empregadas cerca de 60 viaturas militares, dentre motocicletas, veículos leves e pesados, ônibus, guinchos, cisternas d'água, dentre outras. Além das viaturas, 10 embarcações e 2 helicópteros serão empregados nas atividades. Durante a operação, haverá movimentação de tropa na área urbana e rural de Guajará Mirim e Nova Mamoré, com algumas atividades de simulação de combate como defesa de área, patrulhamento e ataque. Em alguns locais, serão realizados disparos de arma de fogo com munição de festim.
No contexto do exercício, cabe ressaltar que não há o menor motivo de preocupação por parte da população, pois se trata de ações simuladas e totalmente controladas.
Exército Brasileiro e população de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, juntos, são os mais fortes.
Fonte: Portal Diário de Rondônia