Terça, 23 de Dezembro de 2025
22°C 29°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

AFLUENTES DO MADEIRA: Consulado monitora brasileiros em região atingida por enchentes na Bolívia

Santa Cruz enfrenta situação crítica após transbordamento do rio Piraí; mais de 20 mortos e milhares de famílias afetadas

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: www.rondoniaovivo.com
23/12/2025 às 21h17
AFLUENTES DO MADEIRA: Consulado monitora brasileiros em região atingida por enchentes na Bolívia
Foto: Divulgação
O Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de la Sierra acompanha de perto a situação das enchentes que atingem o departamento de Santa Cruz, no leste da Bolívia, após o transbordamento do rio Piraí. Até o momento, não há registro de vítimas brasileiras entre os mortos ou desaparecidos. Muitos rondonienses residem em Santa Cruz devido as faculdades de Medicina. 
O Consulado informou que permanece em regime de monitoramento permanente e pode ser acionado em caso de emergência pelo telefone +591 (7) 856.44.65, disponível também via WhatsApp. 
O Brasil também monitora as cheias na Bolívia devido ao impacto que pode causar em Rondônia, uma vez que o rio Piraí desagua no Rio Yapacaní que é um importante afluente boliviano da bacia do Rio Madeira. 
Tragédia após chuvas intensas
Segundo autoridades bolivianas, cerca de 20 pessoas morreram e dezenas continuam desaparecidas desde o fim de semana, quando fortes chuvas provocaram o transbordamento do rio Piraí. 
As inundações atingiram principalmente as comunidades de El Torno e Colpa Bélgica, nos arredores da capital Santa Cruz de la Sierra. Avaliações preliminares indicam mais de 2.000 famílias atingidas. As equipes de emergência intensificaram as buscas por desaparecidos, mesmo diante da previsão de novas chuvas nos próximos dias.
Alerta máximo e estado de desastre
O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia da Bolívia (Senamhi) mantém alerta vermelho para a região de Santa Cruz, devido ao risco de elevações repentinas do nível do rio Piraí, com alta probabilidade de novos transbordamentos. O órgão também emitiu alerta para enchentes no rio Maniquí, na região amazônica do departamento de Beni, sendo outro alimentador do rio Madeira.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários