Sábado, 20 de Dezembro de 2025
19°C 29°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

'Piratas do Madeira': Operação prende 14 pessoas por roubo de grãos em balsas no rio Madeira em RO

Segundo investigações, grupo criminoso era armado e bem organizado. Os produtos eram ensacados e transportados por caminhões.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: G1 RO
27/06/2025 às 08h11
'Piratas do Madeira': Operação prende 14 pessoas por roubo de grãos em balsas no rio Madeira em RO
Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF), prendeu temporariamente 14 pessoas nesta quinta-feira (26), suspeitas de envolvimento em uma quadrilha especializada em roubar cargas de grãos de embarcações atracadas no Rio Madeira, em Porto Velho.

Segundo as investigações, o grupo criminoso era armado, bem organizado e agia diretamente nas balsas. Eles usavam barcos pequenos para acessar as embarcações maiores, onde retiravam cargas como soja, milho e adubo. Os produtos eram ensacados e transportados por caminhões.

A Polícia descobriu que a quadrilha funcionava com divisão clara de funções: líderes não participavam diretamente dos furtos, mas usavam intermediários para contratar e comandar quem executava as ações.

A operação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RO) e cumpriu 16 de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho e Ariquemes (RO) e Humaitá (AM). Também foram bloqueados valores e bens que somam R$ 126 milhões.

Os envolvidos vão responder por crimes como furto qualificado, associação criminosa armada e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 15 anos de prisão.

A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Militar e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), tendo como objetivo a atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado em Rondônia.

Cerca de 71 agentes participaram da operação, que teve apoio do GAECO do Ministério Público de Rondônia, Polícia Militar do Amazonas, além de órgãos como SESDEC, SEDAM e FUNAI.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários