Sábado, 20 de Dezembro de 2025
19°C 29°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Cresce número de crimes cometidos por monitorados com tornozeleira eletrônica

O sistema, criado como alternativa para reduzir a lotação nos presídios, vem apresentando falhas constantes, principalmente com equipamentos desligados ou burlados pelos próprios monitorados

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Por Folha do Sul - 44
19/06/2025 às 09h05
Cresce número de crimes cometidos por monitorados com tornozeleira eletrônica
Foto: Divulgação

O aumento de crimes praticados por apenados que utilizam tornozeleiras eletrônicas tem gerado preocupação entre os policiais de Vilhena. O sistema, criado como alternativa para reduzir a lotação nos presídios, vem apresentando falhas constantes, principalmente com equipamentos desligados ou burlados pelos próprios monitorados.

Nos últimos meses, tornou-se frequente a prisão de indivíduos usando tornozeleiras, muitas vezes desligadas, que continuam praticando crimes na cidade. Segundo os policiais, mesmo quando o dispositivo está ativo, criminosos utilizam métodos para bloquear o sinal de rastreamento, impedindo que as autoridades acompanhem seus deslocamentos.

Além disso, uma situação recorrente desanima os agentes de segurança. Quando as prisões ocorrem durante a noite, a Polícia Civil não realiza os procedimentos de praxe, como o exame de corpo de delito, e a Colônia Penal se recusa a receber o detido por falta de registro da ocorrência, o que obriga os policiais militares a liberarem o suspeito.

Um caso recente expôs outro problema: após deter um homem monitorado, a guarnição tentou confirmar com a Colônia Penal a rota permitida ao apenado. No entanto, foi informada de que ninguém no plantão tinha acesso ao sistema de monitoramento, pois a senha estava sob responsabilidade de um único funcionário, que não foi localizado.

Diante desse cenário, cresce a percepção de que o monitoramento eletrônico, além de ineficaz em alguns casos, tem gerado frustração nas forças de segurança que atuam na linha de frente no combate ao crime.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários