Chuvas elevam nível dos rios em RO e ponte histórica em Nova Mamoré-RO tem pranchas submersas.
No entanto, o tráfego de veículos entre Nova Mamoré e Guajará-Mirim segue sem interrupções, devido à conclusão da nova ponte de concreto em 2024.
Por: Portal GuajaráFonte: Portal Guajará
17/03/2025 às 14h29
Foto: Divulgação
As chuvas têm elevado os níveis de rios de Rondônia e a Defesa Civil Estadual, conforme planejamento do governo, monitora e executa ações estratégicas neste período.
Nesta segunda-feira, 17 de março de 2025, a antiga ponte da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), sobre o rio Araras (BR-425), que foi usada por décadas como passagem de veículos, ja está com as pranchas submersas. No entanto, o tráfego de veículos entre Nova Mamoré e Guajará-Mirim segue sem interrupções, devido à conclusão da nova ponte de concreto em 2024.
Se a obra não tivesse sido finalizada, a região poderia estar novamente isolada, repetindo o que aconteceu em 2014, quando uma grande cheia deixou os municípios de fronteira, como Nova Mamoré e Guajará-Mirim-RO sem acesso à Porto Velho-RO e ao Acre, exigindo a reabertura emergencial da Estrada Parque, na BR-421, para conectar Nova Mamoré a Buritis.
Essa elevação de nível é causada por chuvas no Peru e Bolívia, onde estão os rios Beni e Madre de Dios, responsáveis por cerca de 70% da vazão do Madeira.
SECA HISTÓRICA
Nos últimos dois anos, o rio Madeira enfrentou secas extremas. Famílias ribeirinhas passaram a sobreviver com menos de 50 litros de água por dia em razão estiagem extrema em Rondônia.
Fonte: Portal Guajará.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.