Em 24 de março de 2025, o município de Nova Mamoré declarou situação de emergência devido aos efeitos das fortes chuvas que provocaram o extravasamento dos rios Madeira, Mamoré, Ribeirão e Araras. Embora o decreto tenha sido publicado há algumas semanas, o Portal Guajará obteve acesso ao documento completo, que detalha as ações que estão sendo tomadas pelo município para enfrentar a oscilação do nível das águas e os danos causados.
Foto na BR-425
Nas últimas semanas, os níveis dos rios têm oscilado de forma imprevisível. Após um aumento significativo das águas, a situação parece ter melhorado momentaneamente com uma diminuição do volume, mas as águas continuam a subir e descer, criando um cenário instável. Embora a inundação não tenha colocado em risco imediato a vida das famílias, as áreas rurais estão enfrentando transtornos devido à difícil trafegabilidade nas estradas, que estão severamente danificadas.
As famílias que vivem nas regiões mais afetadas continuam enfrentando dificuldades, especialmente com a mobilidade. As estradas vicinais estão em condições precárias, dificultando o tráfego de veículos e a realização de atividades cotidianas.
Foto da quarta linha do Ribeirão
Fotos da terceira linha do Ribeirão - Nova Mamoré-RO
Apesar dos danos econômicos causados à produção agropecuária e da interrupção no transporte escolar, a segurança das famílias continua sendo a prioridade, e não há, por enquanto, a necessidade de evacuação em massa ou medidas extremas.
Uma força-tarefa coordenada pelo governo de Rondônia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) está mobilizado no apoio às ações de enfrentamento aos impactos das inundações na BR-425, no município de Nova Mamoré. A operação integrada envolve também, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e a Defesa Civil estadual.
De acordo com informações obtidas pelo Portal Guajará, o Decreto nº 8878-GP/2025, assinado pelo prefeito Marcélio Brasileiro, prevê uma série de ações emergenciais para prestar socorro às famílias afetadas, com o apoio de equipes da Defesa Civil Municipal e voluntários. Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) tem coordenado a distribuição de alimentos e água para as famílias mais atingidas pela situação.
A colaboração das autoridades estaduais e federais também foi solicitada para monitorar e responder à situação. As equipes de resgate e os esforços de recuperação das estradas continuam em andamento, com a expectativa de que as condições melhorem gradualmente.
Embora o nível das águas tenha apresentado uma melhora temporária, a situação ainda permanece instável e requer vigilância constante. As autoridades locais estão acompanhando de perto a evolução do clima e os efeitos das chuvas, adotando medidas de contenção e recuperação conforme a necessidade.
Foto: Vereador Fábio Carcara, Vice-prefeito Sérgio Bermont, primeira-dama Arlene Melo acompanhando de perto a situação das enchentes na região.
Foto: Vereador Toinho Barroso acompanhando o serviço na Sexta Linha do Ribeirão em prol de melhorias na região devido aos alagamentos.
O município de Nova Mamoré segue em alerta, enquanto a população aguarda a estabilização da situação e a recuperação das estradas danificadas.
Fonte: Portal Guajará