No município de Nova Mamoré–RO, considerando os constantes furtos de fios em diversas localidades da cidade, o que tem resultado na exposição de fiações e na consequente geração de riscos à segurança da população, o vereador André do Sindicato (PT), solicitou providências imediatas por parte dos representantes das empresas da Tim e Energisa a manutenção da rede de fiação exposta.
O autor do pedido apontou que "essa situação é especialmente preocupante em razão dos riscos que as fiações expostas representam para idosos e crianças, que podem inadvertidamente entrar em contato com os fios, gerando graves acidentes. Além disso, motociclistas que trafegam pelas vias impactadas ficam suscetíveis a enroscarem-se nos cabos, o que pode ocasionar quedas e ferimentos graves. Outro aspecto a ser considerado é a interrupção de serviços essenciais, como o fornecimento de internet, que impacta diretamente a rotina de empresas, escolas e moradores, prejudicando o desenvolvimento econômico, a comunicação e o acesso a informações fundamentais", ressaltou André do Sindicato.
O parlamentar justificou no documento que a empresa Tim, prestadora de serviço de internet no município, utiliza os postes para instalar cabos de internet mediante aluguel das estruturas, da empresa Energisa. Portanto, é indispensável haver uma fiscalização rigorosa e a manutenção adequada por parte dessa empresa, uma vez que a responsabilidade pela segurança e funcionamento da rede é compartilhada.
Ao final, o vereador solicitou também que sejam tomadas as devidas providências para a reposição e adequação da fiação exposta, de modo a garantir a segurança da população e integridade dos usuários das vias públicas e a continuidade dos serviços prestados.
Fonte: Portal Guajará