Na manhã desta terça-feira, 5 de novembro de 2024, a Polícia Civil de Rondônia, através da Delegacia de Polícia de Nova Mamoré, cumpriu um mandado de internação provisória contra o adolescente R.L.D.S., conhecido no meio policial por uma série de atos infracionais graves.
O menor possui um histórico extenso de passagens pela polícia, incluindo envolvimento em tráfico de drogas, roubo, tentativas de homicídio, lesão corporal e violência doméstica. Somente neste ano, foram instaurados cinco Autos de Investigação de Ato Infracional em seu desfavor, refletindo a reincidência e gravidade dos crimes que o adolescente tem praticado na comunidade.
A Delegacia de Nova Mamoré já havia feito diversas representações ao Poder Judiciário solicitando a internação do adolescente, fundamentadas nos riscos que ele representa à ordem pública e à segurança da população. Algumas dessas solicitações foram acolhidas pelo Ministério Público e deferidas pela Justiça, culminando na operação realizada hoje para assegurar o cumprimento da medida de internação provisória.
A operação de apreensão é um reflexo do comprometimento da Polícia Civil de Rondônia em combater a criminalidade, inclusive quando envolve menores. Em parceria com o Ministério Público e o Judiciário, a Polícia Civil segue firme no propósito de prevenir novas infrações e proteger a comunidade de Nova Mamoré.
A internação provisória foi determinada em caráter de urgência, de forma a resguardar a ordem e a segurança pública, enquanto são analisadas as medidas socioeducativas cabíveis para o adolescente. A Polícia Civil reforça, com essa ação, seu papel na defesa da segurança e da paz social, buscando alternativas que possam, além de punir, atuar na reeducação e reintegração social do adolescente infrator.