O Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF) em Rondônia foi a pauta de uma reunião, entre os vereadores, André do Sindicato (PT), Fábio Carcará (MDB) e Claudiomir (Republicanos) com o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans. Os parlamentares buscaram informações sobre o referido programa visando atender o município de Nova Mamoré–RO.
Durante o encontro, os vereadores foram informados de que Rondônia, neste ano de 2024, recebeu cerca de R$ 10 milhões para continuidade do Programa, visando reduzir as filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS) em exames, consultas e cirurgias eletivas. Uma planilha com o demonstrativo dos valores foi entregue aos vereadores.
Outro ponto explicado aos presentes foi que outros valores só serão enviados pelo Governo Federal, após essa primeira ser devidamente utilizada.
Após tomarem conhecimento a respeito da funcionalidade do Programa, um ofício de N° 028/GAB.PRES/CMNM/2024 foi encaminhado por meio da Presidência da Casa de Leis de Nova Mamoré, ao Secretário de Estado da Saúde, o Cel. PM Jefferson Ribeiro da Rocha, solicitando informações sobre o andamento do Programa Nacional de Redução das Filas Eletivas – LC No 201/2023 art. 15 e 17 no Estado e os valores repassados ao município de Nova Mamoré, o período a que se referem, bem como as ações específicas financiadas por esses recursos.
O presidente da Câmara Municipal André do Sindicato disse que as pessoas que estão aguardando a realização dessas cirurgias, exames e até mesmo consultas em Nova Mamoré, precisam de respostas mais rápidas.
"A saúde é uma prioridade, e continuaremos lutando por soluções efetivas para atender à nossa população de Nova Mamoré que necessita dessas cirurgias. Garantindo a redução das filas de espera e melhorar o acesso a procedimentos médicos essenciais,” concluiu André do Sindicato.
Os dados sobre o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas e sobre outros programas sociais estão disponíveis no ComunicaBR, plataforma de transparência ativa do Governo Federal.
Fonte: Portal Guajará.
Mín. 21° Máx. 32°