O Partido Liberal (PL) oficializou, na manhã deste sábado (27), a candidatura de Marcélio Brasileiro a prefeito de Nova Mamoré (RO). Sérgio Bermond Varotti, do (União Brasil), foi oficializado como candidato ao cargo de vice-prefeito. O anúncio foi feito durante uma convenção partidária, realizada no Casarão do Zé Brasileiro, localizado na região central da cidade.
O encontro contemplou a convenção do PL e demais partidos da base aliada. Também foram conhecidos os 60 pré-candidatos a vereador que compõem a coligação "Nova Mamoré Pra Todos". Além do PL, fazem parte do grupo, União Brasil, PP, Republicanos, MDB e PSD.
Durante o evento, Marcélio Brasileiro expressou sua gratidão e determinação em continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Nova Mamoré: "Em nossa chapa, temos nomes e apoiadores que querem o melhor para Nova Mamoré. Minha gratidão a cada um que está contribuindo com este trabalho. Estou profundamente honrado em fazer parte deste grupo e sinto-me totalmente preparado para continuar as transformações que o município ainda necessita", concluiu.
O candidato a vice-prefeito, Sérgio Bermond, destacou sua confiança em Marcélio: "Tenho plena confiança na capacidade do prefeito Marcélio. Juntos, continuaremos trazendo as mudanças e melhorias necessárias para Nova Mamoré prosperar ainda mais".
Apoios de peso.
Após receber o apoio do senador da República, Marcos Rogério, que marcou presença no evento, Marcélio Brasileiro também recebeu declaração de apoio especial, em vídeo, do governador de Rondônia, Marcos Rocha, e do vice-governador, Sérgio Gonçalves. Além de vários deputados estaduais e federais, incluindo os senadores Confúcio Moura e Jaime Maximino Bagattoli.
Veja o vídeo que a nossa equipe do site Portal Guajará obteve e que mostra o grande apoio.
Conheça um pouco sobre a história de Marcélio Brasileiro.
Natural do distrito do Iata, Marcélio Brasileiro tem 47 anos. Concluiu o ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Casimiro de Abreu" entre 1993 e 1995. Formou-se em Bacharelado e Licenciatura em Geografia entre 1998 e 2001, e concluiu a Especialização em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, entre 2007 e 2009. Entre 2009 e 2015, obteve o Mestrado em Geografia pela UNIR, e o Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre os anos de 2015 e 2019.
Após retornar a Rondônia, Marcélio exerceu o cargo de professor universitário no Campus de Guajará-Mirim até 2020, quando lançou sua candidatura a prefeito de Nova Mamoré. É casado com Arlene Melo e tem dois filhos. Atualmente, está em seu primeiro mandato e busca a reeleição para continuar no Palácio 21 de Julho. Seu pai, José Brasileiro, foi prefeito de Nova Mamoré por três mandatos.
Lançamento de candidaturas
Segundo a Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições), os candidatos devem ser definidos nas convenções partidárias. Elas ocorrem no período entre 20 de julho e 5 de agosto no ano eleitoral.
Os escolhidos nessas reuniões são pré-candidatos. Isto é, eles desejam disputar um posto político, mas ainda não tiveram a candidatura formalizada pela Justiça Eleitoral.
Neste ano, as legendas podem registrar os seus representantes até 15 de agosto, oficializando, assim, a participação deles nas eleições.
Campanha Eleitoral
Com a definição dos nomes, os pré-candidatos agora partem para o registro de campanha junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a campanha inicia dia 16 de agosto.
Eleições municipais
Conforme o calendário eleitoral, em 6 de outubro, as cidades escolherão o novo prefeito, vice e vereadores para o período de 2025 a 2028.
Veja fotos da convenção partidária.
Fonte: Portal Guajará.
Mín. 22° Máx. 31°