Em sessão realizada na tarde desta segunda-feira (26), a câmara de vereadores de Guajará-Mirim–RO aceitou o pedido de impeachment contra a prefeita Raissa Paes (MDB). Raissa está afastada do cargo em decorrência da operação Avatar, realizada pelo Ministério Público de Rondônia.
O pedido foi protocolado na Casa de Leis na última sexta-feira (16/02), pela cidadã guajaramirense Francisca Ponciano. Porém, a denúncia não teve sua apreciação na última sessão ordinária do dia (19/02), em decorrência que o documento não havia sido disponibilizado no sistema da Câmara e não teria chegado na sala dos vereadores.
Já nesta segunda-feira (26/02), após a leitura da denúncia, os vereadores aprovaram em sua maioria a abertura do processo de impeachment, sendo nomeada a Comissão Processante para a instrução do processo. A Comissão foi formada pelos vereadores; Raimundo Barroso (Republicanos), Augustinho Figueiredo (PSB) e Alexandre Melo (Podemos).
A Comissão Processante terá 60 dias para realizar as investigações necessárias, ouvindo testemunhas, analisando documentos e provas e dando oportunidade a prefeita de se defender. Após este período será emitido o Parecer da Comissão recomendando a cassação da prefeita, se considerar que as acusações são procedentes, ou o arquivamento do processo, se considerar que as acusações não têm fundamento.
A votação foi acompanhada por grupos a favor do impeachment e contra. Os parlamentares que votaram a favor do recebimento da denúncia são:
1. DJ Alexandro Santos
2. Adanildson Sicsú Gomes
3. Elias Crispim
4. Francisco Oro Waram
5. Kerlinge Brito
6. Raimundo Barroso
7. Wen Cacamim
8. Romerito Pereira
Os 4 vereadores que votaram para rejeitar a denúncia contra a prefeita Raissa Paes são:
1. Alexandre Melo
2. Augustinho Figueiredo
3. Carlos Alberto Dias do Nascimento
Um outro pedido que estava sendo cogitado ser também apresentado por algum vereador durante a sessão a qual pedia o impeachment da prefeita interina, Mary Granemann (Avante), teve sua confirmação, mas por parte da comunidade. Pois, foi protocolado nesta segunda-feira, 26, pelo morador Francisco das Chagas Assis Guedes, denunciando o uso ilegal de maquinários. Contudo, a denúncia foi arquivada pelos vereadores.
Os parlamentares que votaram a favor do recebimento da denúncia contra a prefeita Mary Granemann são:
1. Alexandre Melo
2. Augustinho Figueiredo
3. Carlos Alberto Dias do Nascimento
4. Romerito Pereira da Silva
Os 8 vereadores que votaram para rejeitar a denúncia contra a prefeita Mary Granemann são:
1. DJ Alexandro Santos
2. Adanildson Sicsú Gomes
3. Elias Crispim
4. Francisco Oro Waram
5. Kerlinge Brito
6. Raimundo Barroso
7. Wen Cacamim
Após a votação da denúncia e aceitação, a prefeita afastada Raissa Paes (MDB), utilizou o seu perfil na rede social do instagram para informar que a mesma vai revelar a verdade por trás de alguns vereadores. Ela inclusive diz que a "A política em Guajará-Mirim nunca mais será a mesma após eu hablar". Veja a imagem abaixo.
Estaremos acompanhando os bastidores desse novo capítulo e informando você caro internauta.
Fonte: Portal Guajará.