A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou na noite dessa segunda (11), a Operação Independência 2023. Durante os cinco dias, os policiais intensificaram a fiscalização nas rodovias em todo o Estado com o objetivo de garantir a segurança viária, combater as irregularidades no trânsito e a criminalidade.
Segundo a PRF, em Rondônia, foram registrados 10 acidentes, com 12 pessoas feridas e nenhum óbito. Porém, no final de semana, sábado (9), na BR-429, em uma curva, próximo a parque de exposições, na região de Seringueiras, um policial identificado como Willian Vieira de Menezes, veio a óbito, após sofre um acidente com mais dois ocupantes.
Em comparação com o feriado de Corpus Christi, houve uma queda de 52% no número de acidentes (de 21 para 10). A PRF também registrou uma queda no número de mortes (de 4 para 1).
No total, 6.538 pessoas e 5.690 veículos foram fiscalizados. No que se refere aos testes de alcoolemia, foram realizados 935 testes. Apesar da ampla divulgação para que o condutor não misture bebida alcoólica e direção, foram flagrados 37 motoristas sob efeito de álcool.
O uso dos equipamentos de segurança obrigatórios também estiveram no foco das fiscalizações. A PRF emitiu 76 autos de infração para os ocupantes do veículo que não utilizavam cinto de segurança. Além de 30 ocasiões em que as crianças não usavam o dispositivo de retenção adequado. Foram registradas, ainda, 124 ultrapassagens irregulares durante o feriado.
As ações de combate à criminalidade resultaram em 18 pessoas detidas, duas armas e 276 m³ de madeira apreendidas.
Mín. 22° Máx. 36°