Sábado, 30 de Novembro de 2024
23°C 36°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Seminário sobre o projeto de construção da Ponte Binacional ocorre nesta quinta-feira (31)

Evento tem como finalidade abordar sobre os impactos socioeconômicos e ambientais no município de Guajará-Mirim e Guayaramerín. Autoridades confirmaram participação no seminário.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Assessoria
30/08/2023 às 08h50 Atualizada em 30/08/2023 às 09h19
Seminário sobre o projeto de construção da Ponte Binacional ocorre nesta quinta-feira (31)
Divulgação

Nesta quinta-feira (31), ocorre o Seminário sobre o projeto de construção da Ponte Bionacional e os impactos socioeconômicos e ambientais no município de Guajará Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín, na Bolívia. O evento será realizado na Assembleia Legislativa, às 14h30 (horário de Rondônia).

 

O propósito do seminário é explorar as repercussões de ordem socioeconômica e ambiental nos municípios de Guajará Mirim, em Rondônia, e Guayaramerín, na Bolívia. A realização da construção tem uma significância substancial ao fortalecer os vínculos econômicos transfronteiriços e fomentar a integração regional na América do Sul. Além disso, a Ponte Binacional também viabiliza a saída em direção ao Oceano Pacífico e encurtará as distâncias para os continentes da Ásia e Oceania.

 

Segundo o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), a construção impulsiona a economia local e abre novas oportunidades para produtos brasileiros. “Hoje celebramos não apenas a construção de uma ponte, mas também a abertura de novos horizontes para Guajará-Mirim e para todo o nosso amado estado de Rondônia. Juntos, nós vamos aproveitar essa oportunidade para impulsionar o desenvolvimento econômico e tornar nossa região uma força a ser reconhecida”, ressaltou.

A construção da ponte de 1,2 mil metros de extensão entre as cidades permitirá a Guajará-Mirim ficar em posição de destaque na economia do estado e como ponto brasileiro mais avançado para costa do Pacífico, resultando no alcance para o mercado da Oceania e da Ásia. É válido ressaltar que esta edificação servirá para abrir novos mercados para a região da Amazônia Sul-Ocidental.

 

No começo deste ano, o plano desse projeto foi transmitido ao deputado federal Maurício Carvalho, que respondeu prontamente à solicitação e se juntou à bancada federal de Rondônia para tornar possível a realização desse evento.

 

Autoridades confirmadas

 

Até o presente momento, os vereadores do município de Riberalta, localizado na Bolívia, confirmaram a presença. Entre eles estão: Luiz Antonio Lafuente Quiroga, presidente do Conselho Municipal de Riberalta; Walter Vaca Méndez, vice-presidente; Elmina Martínez Subirana; Soraya Destre Vaca; Julio César Gutiérrez Monje; Brisa Estefany Suarez Rosellón; Arsenio Caya Morales; Yerman Cambero Texeira; Jorge Antonio De La Vía Saucedo; María Eugenia Hitachi Medina; María Alejandra Trujillo Ribera.

 

O Ministro de Estado dos Transportes Jóse Renan Vasconcelos Calheiros Filhos será representado pelo diretor de obras do Allan Magalhães, da Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário; O embaixador do Brasil na Bolívia, Horácio Villegas Prado, confirmou a participação virtualmente; A presidente da Câmara Municipal de Guayaramerin, Yaneth Mendez Ibañez da Silva confirmou por meio do site da Câmara Municipal; as vereadoras Ylonka Saucedo Suarez, Nelida Suarez Mérida e Glendiz Arauz Vaca também confirmaram presença.

 

Na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), a deputada estadual Taissa Souza (PSC), Marcelo Cruz (Patriota), Ezequiel Neiva (União Brasil), Alex Redano (Republicanos), Ieda Chaves (União Brasil), Jean Oliveira (MDB), Gislaine Lebrinha (União Brasil), Edevaldo Neves (Patritoa), delegado Rodrigo Camargo (Republicano), Afonso Cândido (PL) e delegado Lucas Torres (PP) estarão presentes no evento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários