O Detran/RO, em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil do Estado de Rondônia (PM/RO e PC/RO), intensificou as ações de fiscalização de trânsito durante o período de Carnaval.
Foram seis dias de ações consecutivas, na qual foram abordados aproximadamente 2.350 condutores, 1.000 destes somente em Porto Velho.
220 condutores foram autuados por dirigir sob influência de álcool, dos quais 50% (109) foram encaminhados a Delegacia de Policia por violação ao artigo 306 do CTB, considerado crime de trânsito, dos quais 33 recusaram-se a realizar testes de alcoolemia, sendo autuadas conforme art. 277, §2° do CTB.
Durante uma das ações em Porto Velho/RO, o condutor empreendeu fuga, desobedecendo as ordens dos agentes. Após manobra perigosa, perdeu o controle, colidindo em um estabelecimento comercial. A situação aconteceu na Av. 7 de setembro, esquina com R. Guanabara.No último dia das ações, um Policial Federal foi conduzido a Central de Flagrantes, em posse de veículo com Placa Fria (de segurança).
Os agentes do Detran/RO após a correta identificação do veículo e recusa do condutor em realizar teste de alcoolemia em equipamento certificado, lavrou termo de constatacão de embriaguez.
Neste mesmo dia, um motorista de aplicativo foi abordado com passageiros suspeitos em posse de armas de fogo. O caso foi redirecionado para tratamento juntamente a Polícia Civil do Estado.