Não é novidade pra ninguém que os talentos que brilham no Festival de Parintins também estão revolucionando os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Todos os anos, vários artistas da Amazônia são contratados para assinar criações, contribuir com movimentos de carros alegóricos, figurinos e montagem de coreografias. Um desses é o Leandro Souza, figurinista de Rondônia, que começou a carreira no Boi Caprichoso e hoje se destaca fora da Região Norte.
Leandro nasceu em Guajará-Mirim, município de Rondônia, e desde sempre teve uma relação muito próxima com a arte e as manifestações culturais da região. Apesar de ser formado em enfermagem, foi entre penas, plumas e pedrarias que o artista encontrou sua profissão. Hoje, aos 26 anos de idade, a principal fonte de renda de Leandro vem da produção de figurinos para festivais folclóricos e desfiles de Carnaval.
A trajetória do artista começou com a produção de peças simples e pequenas, como pulseiras, braceletes e colares. Leandro conta que, quando começou, nunca pensou em confeccionar grandes figurinos e muito menos exportá-los para fora da Amazônia. “Eu comecei a fazer poucos acessórios para um amigo que dançava, mas eu considerava como uma espécie de brincadeira. Foi quando tive algumas aulas e me aperfeiçoei um pouco mais nesses tipos de confecções, que tudo isso foi se tornando mais profissional. Comecei a receber encomendas de peças um pouco mais completas, mas nada muito grande como figurinos”, relembra o artista.
O início de um sonho!
Um dos sonhos de Leandro era estar no Festival de Parintins, e é claro que não demorou muito a se concretizar! Hoje o artista é contratado pelo Boi-Bumbá Caprichoso para confeccionar indumentárias de itens de destaque na festa, como a cunhã-poranga, rainha do folclore, levantador de toadas e outros.
Da Amazônia para a Sapucaí
É claro que Parintins abriu portas para o artista! Em 2022, Leandro foi convidado para confeccionar um dos destaques da Unidos da Tijuca, no desfile do Rio de Janeiro. E assim se concretizou mais um sonho na carreira do figurinista: estar na Marquês de Sapucaí!
“Depois de realizar o sonho de estar no Festival de Parintins, veio aquele desejo de contribuir para o Carnaval do Rio, porque é algo completamente diferente. Eu aprendi muito, conheci muitas técnicas novas. Pra mim, foi uma grande realização estar inserido no Carnaval do Sudeste, trabalhando e desfilando junto com as pessoas que fazem parte daquilo”.
A parceria com a escola de samba deu tão certo que o feito se repetiu também em 2023. Pelo segundo ano consecutivo, Leandro confeccionou figurinos para destaques de alegorias da Unidos da Tijuca.
Como funciona o processo de criação de um figurino para o Carnaval?
“O carnavalesco entrega o desenho para o destaque, que entra em contato comigo. O carnavalesco me deixa bem livre para fazer alterações necessárias, mas claro, sem mudar a proposta principal. Isso possibilita que eu dê a minha identidade à peça. Isso é muito positivo pra gente: ter essa liberdade de criação! É muito legal acompanhar esse processo porque vai desde o desenho, escolha do material que será usado, com muito trabalho de pesquisa até o resultado final”, conta Leandro.
Quanto tempo para um figurino ficar pronto?
O artista conta que o tempo de produção depende de muitos fatores, e o principal deles é a quantidade de trabalhos que devem ser finalizados. “O tempo de criação das peças varia muito! Por exemplo, no Carnaval deste ano, eu tive 20 dias pra finalizar duas fantasias de destaque. Foi uma grande correria, mas no final tudo deu certo”, explica Leandro.
Figurinos para Lexa
Sim, a ‘Sapequinha’ também se rendeu aos incríveis trabalhos do figurinista! Em 2022, o estilista da cantora Lexa ficou sabendo das peças produzidas por Leandro e fez questão de entrar em contato com o artesão pelas redes sociais. “Em 2022, a Tijuca estava trazendo um enredo indígena. Então, o estilista percebeu que meu trabalho teria muito a essência do que ele queria pra cantora, e foi quando ele me convidou!”, revela.
“Quando vejo algum famoso ou influenciador usando peças que produzi, sinto que é a valorização do meu trabalho, além de saber que meus adereços poderão ser vistos pelo Brasil e mundo afora. Então, acabo conquistando mais credibilidade ainda relacionado ao que faço”, Declara o figurinista.
É muito bom ver a nossa Amazônia sendo bem representada por artistas tão incríveis como o Leandro. São nortistas que contribuem para que nossa região seja sempre vista como berço de grandes talentos. Que nossos artistas ganhem o mundo cada vez mais!