Um grande grupo de manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiu a Esplanada dos Ministérios para manifestar-se contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (8). Alguns estão, inclusive, protegidos com máscaras de gás.
Por volta das 14h40, os extremistas entraram no Congresso Nacional sob uma chuvas de bombas de gás lacrimogênio. Um carro da Polícia Militar do DF, inclusive, caiu no espelho d’agua do local. Bolsonaristas tentam adentrar, ainda, o Palácio do Planalto.
Parte dos manifestantes seguem à região central da capital da República com pedaços de pau na mão. Enquanto desciam pelo Eixo Monumental, sentido Rodoviária, algumas pessoas jogaram garrafas de água em um carro, no qual o motorista buzinou e fez o sinal do “L”, referência ao chefe do Executivo Federal.
Na pauta dos manifestantes está a destituição dos três poderes e a saída de Lula da presidência para a qual foi eleito em outubro de 2022.
Agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) pararam parte dos extremistas que estavam armados e começaram a revistá-los. Junto dos pertences dessas pessoas havia ainda outras armas brancas, que poderiam ser utilizadas para violência.
Por meio das redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou estar acompanhando a manifestação e também informou que o quantitativo de agentes da Força Nacional deve ser roforçada.
Também pelas redes sociais, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também se posicionou.
Mín. 22° Máx. 25°