Terça, 16 de Dezembro de 2025
22°C 35°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Polícia Civil deflagra três operações contra crimes ambientais no Parque de Guajará-Mirim

As ações Pulso Verde, Contra-Ataque – Fase II e Pacto pela Terra, realizadas de forma simultânea, resultaram na prisão de seis pessoas e na apreensão de armas e munições em repressão aos delitos na unidade de conservação; as operações contra crimes ambientais visam proteger a área ecologicamente sensível.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: PCRO
08/11/2025 às 19h43
Polícia Civil deflagra três operações contra crimes ambientais no Parque de Guajará-Mirim
Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, no final desta sexta-feira (7), três operações contra crimes ambientais simultâneas no Parque Estadual de Guajará-Mirim. As ações têm como objetivo intensificar o combate aos crimes ecológicos e aos ataques direcionados às bases de fiscalização dos órgãos ambientais.

Resultados e Objetivos das Ações

As operações, denominadas Pulso Verde, Contra-Ataque – Fase II e Pacto pela Terra, focaram na repressão aos crimes de dano ambiental, invasão de áreas protegidas e violência contra agentes fiscalizadores.

No total, seis pessoas foram presas, sendo quatro por mandado de prisão preventiva e duas em flagrante. As equipes policiais apreenderam:

Cinco espingardas (calibres .22 e .28).

Mais de duzentas munições de diversos calibres.

Um GPS Garmin.

Dezenas de aparelhos celulares usados para navegação e demarcação ilegal de áreas.

Atuação Integrada

As operações contra crimes ambientais foram coordenadas nos municípios de Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná. A iniciativa mobilizou diversas unidades da Polícia Civil, contando com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM).

A atuação integrada reforça o compromisso das instituições de Rondônia com a preservação do Parque Estadual de Guajará-Mirim, uma área de grande relevância ecológica historicamente pressionada por invasões e atividades ilícitas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários