
A Polícia Militar de São Paulo continua com as inscrições abertas para o concurso público que oferece 2.200 vagas para o cargo de soldado no estado. A remuneração básica inicial é de R$ 5.055,53, segundo o governo paulista.
Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos: ter ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, estar em dia com os certificados eleitorais e militares, possuir altura mínima de 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens, além de ser habilitado para condução de veículo motorizado nas categorias “B” a “E”.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp até o dia 23 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 85 (inscreva-se aqui).
De acordo com o edital, as provas serão realizadas em 37 municípios de São Paulo, além do Distrito Federal e estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul, entre outros.
O processo seletivo é composto por seis etapas:
Na etapa de Aptidão Física serão exigidos os seguintes requisitos:
Segundo o governo de SP, serão convocados para as etapas seguintes os 16 mil candidatos com melhor classificação nos exames de conhecimentos.
A atuação dos soldados será voltada ao policiamento ostensivo e à preservação da ordem pública, com aplicação da lei e combate às infrações penais e administrativas. O trabalho começa após a conclusão do curso superior de técnico de polícia, realizado na Escola Superior de Soldados.
A primeira etapa será de Exames de Conhecimentos, que serão divididos em Prova Objetiva (Parte I) e Prova Dissertativa (Parte II).
A Prova Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório, é composta por 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, com as seguintes matérias:
Veja o conteúdo programático de cada matéria da prova objetiva:
Desde 2023, o Governo de São Paulo diz que abriu 14,4 mil vagas para reforçar o policiamento em todo o estado. Atualmente, a PM conta com 3,500 soldados de 2ª classe e 645 alunos-oficiais em formação.
Além disso, 7,300 policiais militares já foram formados, incluindo 101 tenentes do quadro de saúde.