
Um trabalho conjunto entre as forças de segurança do Brasil e da Bolívia resultou na recuperação de um veículo furtado em 2019 no estado de São Paulo. O automóvel, um Renault Duster prata, foi localizado no início de junho deste ano na cidade de La Paz, capital boliviana, após intensa atuação de inteligência.
A operação foi coordenada pela Gerência de Estratégia e Inteligência (GEI) da Secretaria de Segurança Pública de Rondônia (SESDEC), por meio do Núcleo Integrado de Inteligência de Fronteira (NIIF), em parceria com a Dirección de Prevención de Robo de Vehículos (DIPROVE), órgão da Polícia Boliviana especializado no combate ao roubo de veículos.
De acordo com informações obtidas pelo Portal Guajará, o carro pertencia a uma empresa de locação e foi furtado após ser alugado na cidade de Praia Grande (SP) por um indivíduo que utilizou documentos e identidade falsos. Desde então, o veículo constava nos sistemas policiais como produto de furto qualificado mediante fraude. A localização do veículo só foi possível graças a meses de monitoramento e cruzamento de dados realizados pelo NIIF, em estreita colaboração com as autoridades bolivianas.
A entrega formal do veículo ocorreu no dia 30 de junho, na cidade de Guayaramerín, localizada na fronteira com Guajará-Mirim (RO), após o cumprimento de todos os protocolos legais de repatriação. O carro foi então encaminhado à Delegacia Regional da Polícia Civil de Guajará-Mirim, onde permanece sob custódia.
Fontes da GEI destacaram que a operação representa um avanço significativo no combate ao tráfico ilícito de veículos, uma das principais rotas criminosas nas regiões de fronteira, e evidencia o comprometimento contínuo das instituições de segurança com a repressão a crimes transnacionais.
Fonte: Portal Guajará