Quinta, 15 de Maio de 2025
21°C 34°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Prefeitura de Porto Velho realiza ação de conscientização do Maio Laranja para alunos da Escola Pequeno Jones

Durante o Maio Laranja, são realizadas diversas ações de conscientização e prevenção contra o abus...

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
15/05/2025 às 09h40
Prefeitura de Porto Velho realiza ação de conscientização do Maio Laranja para alunos da Escola Pequeno Jones
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

Com o objetivo de contribuir para as ações da campanha do Maio Laranja, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), realizou na quarta-feira (14), uma atividade especial para 60 alunos na faixa etária de cinco anos, da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Pequeno Jones – Extensão II, com a participação de profissionais especializados, a psicóloga Dila Oliveira e a assistente social Nilva Lopes, ambas do Creas.

A iniciativa objetivou sensibilizar de forma lúdica e didática os pequenos alunos sobre como se prevenir de situações de abuso e exploração. A psicóloga Dila Oliveira explicou a dinâmica da atividade realizada com as crianças. “Trouxemos um material didático utilizando os personagens Pipo e Fifi, para que elas identifiquem as partes do corpo, e os ‘toques sim’ e os ‘toques não’, aqueles toques que são permitidos ou não. A ação é essencial a criança conseguir se proteger e identificar que aquilo não deveria acontecer e saber comunicar isso a um adulto de confiança dela”, disse.

De acordo com a assistente social Nilva Lopes, o material didático é o mesmo utilizado em outros estados, sobretudo nas escolas, que são os bonequinhos Pipo e a Fifi. “Com esses bonequinhos estimulamos para que as crianças possam se conhecer, tomando consciência do seu corpinho e em articulação com os pais e responsáveis, saber no dia a dia como manejar esse pedido de socorro, como manejar esse pedido de ajuda para os adultos responsáveis”, falou.

PARCERIAS

Iniciativa objetivou sensibilizar de forma lúdica e didática os pequenos alunos
Iniciativa objetivou sensibilizar de forma lúdica e didática os pequenos alunos
O Maio Laranja é um mês importante para a conscientização sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesse contexto, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e os Conselhos Tutelares desempenham um papel fundamental na proteção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes mediante o compartilhamento de informações e experiências, coordenação de esforços e ações e o fortalecimento da rede de proteção às vítimas.

AÇÕES CONJUNTAS

O Sistema de Garantia de Direitos (SGD) trabalham juntos para sensibilizar a comunidade sobre a importância de proteger as crianças e os adolescentes do abuso e da exploração sexual, identificar e atender casos de abuso e exploração sexual, oferecer apoio e orientação às vítimas e suas famílias, promover ações de prevenção e educação sobre os direitos das crianças e dos adolescentes.

Psicóloga Dila Oliveira e a assistente social Nilva Lopes, ambas do Creas
Psicóloga Dila Oliveira e a assistente social Nilva Lopes, ambas do Creas

A secretária da Semasf, Lucília Muniz de Queiroz, reafirmou o compromisso da gestão do prefeito Léo Moraes, com a proteção e o bem-estar das crianças e dos adolescentes e continuará trabalhando para garantir que eles sejam protegidos e respeitados em seus direitos.

No ponto de vista da secretária, a campanha constitui uma oportunidade para refletir e agir. “O Maio Laranja é para refletir sobre a importância de proteger as crianças e os adolescentes do abuso e da exploração sexual. Que a sociedade se una e trabalhe para prevenir e combater essas situações”.

O prefeito Léo Moraes, convida todos a se juntarem a essa causa importante e unir esforços para a realização de ações efetivas para proteger os direitos das crianças e dos adolescentes. “Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro mais seguro e feliz para nossos jovens”.

O Disque 100 é o canal de denúncia de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, e pode ser acionado 24 horas por dia.

Texto:Humberto Oliveira
Fotos:José Carlos

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários