Domingo, 20 de Abril de 2025
23°C 34°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

EM GUAJARÁ-MIRIM: Macaco é resgatado de cativeiro ilegal durante fiscalização ambiental no rio Mamoré-RO

Além do primata, foram encontrados na embarcação animais silvestres abatidos. Responsável não possuía autorização para o transporte dos animais nem para o pescado.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: g1 RO
20/04/2025 às 18h07
EM GUAJARÁ-MIRIM: Macaco é resgatado de cativeiro ilegal durante fiscalização ambiental no rio Mamoré-RO
Foto: Divulgação

Um sagui mantido ilegalmente em cativeiro foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental durante uma operação de fiscalização fluvial no rio Mamoré, em Guajará-Mirim (RO), na última quinta-feira (17). Além do primata, foram encontrados na embarcação animais silvestres abatidos.

O macaco estava preso dentro de uma gaiola. Já uma anta e dois tatus-galinha estavam congelados —, além disso, 40 quilos de pescado da espécie tambaqui foram encontrados sendo transportados sem a devida documentação exigida pela legislação ambiental.

A ação faz parte de uma força-tarefa voltada ao combate a crimes ambientais na região de fronteira entre Brasil e Bolívia.

O sagui resgatado foi imediatamente encaminhado para avaliação e, após os cuidados necessários, foi devolvido à natureza. Segundo os agentes ambientais, o animal apresentava sinais de estresse, mas não tinha ferimentos aparentes.

Já os animais abatidos foram inumados conforme os protocolos técnicos, e o pescado apreendido foi doado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade.

A embarcação foi apreendida e a ocorrência formalizada junto às autoridades competentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários