Crianças brincando na piscina, tomando banho de mangueira, na beira da praia, entre outras situações de lazer onde postam sucessivas imagens dos filhos ou alunos com trajes de banho. Diante dessa realidade, notamos que muitos pais e escolas estão esquecendo que nas redes sociais existem diversos pedófilos, mas seguem fazendo exposição das crianças em situações favoráveis para diversas ações criminosas. Sendo bem direto:
Como saber quanto caráter de quem curte as fotos destas crianças?
- Como reconhecer quem vive no mundo da pedofilia?
- Como saber se eles não copiaram as imagens destas crianças para fazer
adaptações criminosas em sites questionáveis?
- Será que tem como rastrear o destino destas fotos depois de copiadas?
- Se as imagens da sua filha ou seu filho, aluno ou aluna estiverem sendo
comercializadas pelo mercado do crime, quais serão as suas providências legais?
Temos diversas matérias de jornais e diversos documentários esclarecendo quanto aos perfis destes criminosos que estão de prontidão apenas aguardando uma oportunidade. O que é preciso acontecer para que pais e professores se posicionem com total clareza? Hoje, é uma criança desconhecida, amanhã pode ser a sua criança – e aí, o que fazer? Vem crescendo todos os tipos de assédios, abusos e atos criminosos a cada dia nas diversas regiões do Brasil.
Sei que existem pais que parecem que vivem em outro mundo e como não cuidam de si, também não demonstram ter competência para cuidar dos próprios filhos. Se este for o seu caso, acorde agora, antes que o tarde demais aconteça ainda hoje! São milhares de matérias nos jornais, porém muitos pais levam horas e horas nas redes sociais e não tem tempo e maturidade para rastrear estas ações. Contudo, não assiste uma informação válida para proteger os seus filhos!
Muitos pais são responsáveis pela exposição destas crianças, elas são ingênuas, não sabem se defender, logo, o que for entregue para elas virtualmente irão seguir, sendo assim, elas precisam de monitoramento e controle, atenção e respeito. Já faz isso hoje com os seus filhos?
Muitos gestores escolares para promover as suas escolas, usam diversas imagens de crianças, muitas delas sem qualquer autorização dos seus pais. Criam um argumento qualquer para convencer e comover os pais no sentido de demonstrar que o ambiente escolar tem projetos interativos e momentos de lazer para as crianças. E as consequências das imagens no mundo do crime? Vocês pensam gestores escolares?
Repito – sendo bem claro, para que fazer a total exposição destas crianças nas redes sociais com as suas curvas do lado de fora? Será queos pais não tem o cuidado para monitorar estas imagens? Será que os pais são tão permissivos assim? Para você não tem nada demais a barriguinha de fora da sua filha, mas para os criminosos é o suficiente para alimentar as fantasias sombrias! Pare, pense e aja imediatamente!
Alguns pais acreditam que podem fazer o que quiserem com os seus filhos, acham que os filhos estão blindados perante qualquer ação criminosa. As escolas de educação infantil têm diversos momentos de lazer tão expostos quanto aqueles exibidos pelos pais em casa e nos ambientes de lazer. Pais e escolas expõem irresponsavelmente as crianças para situações perigosas.
É necessário ter total atenção nas redes sociais face às condutas de pessoas suspeitas:
Expressões – Quais são as palavras mais utilizadas por esta pessoa para se referir a criança? Aproveite e faça uma pesquisa sobre os comportamentos destes tipos de criminosos – o que fazem? Como fazem? Como abordam assuas vítimas? O que prometem? Pesquisem nos site de busca ou ChatGpt e serão apresentado diversos resultados com altos níveis de esclarecimentos.
Preferência – Esta pessoa só curte as fotos onde a criança está exposta? Se você identificou esta pessoa, tente pesquisar se ela tem mais perfis infantis no seu próprio perfil e mais uma vez, reforço, como elas se comportam ou agem?
Quantidade – Observe com total imparcialidade o número de fotos curtidas. Quais é o total de fotos curtidas? Sempre que existe uma postagem esta pessoa curta e comenta? Quando o perfil da criança responde, como elas complementam as respostas? Tudo deve ser avaliado!
Fingimentos – Observe se existe algum perfil com características de criançainteragindo com imagens específicas dos seus filhos ou alunos. Se as crianças já tem algum entendimento e já tem redes sociais, eduque-os para que elesnão enviem fotos para estranhos ou mesmo para conhecidos. Afinal, você não está no coração de ninguém.
Simbologias – Quais são imagens, os emotions mais utilizados? Preste muito bem atenção para este tópico – Os departamentos de polícia e órgãos da justiça tem uma lista de símbolos mais utilizados pelos pedófilos e comportamentos adotados por eles, por favor, pesquisem, se informem.
Dessa forma, aqui finalizo sem esgotar a discussão sobre um assunto tão crítico e decisivo na vida de muitas crianças. Acorde para este tema, antes que o tarde demais aconteça ainda hoje.
Uemerson Florêncio – Treinador, palestrante e correspondente internacional onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.