A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), em parceria com a Secretaria Municipal dos Povos Indígenas e com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), realizou vistorias em uma ponte de acesso à aldeia localizada na 8ª Linha do Bom Sossego, onde residem 11 famílias. A comunidade fica situada a aproximadamente 28 km de da área urbana de Guajará-Mirim e, atualmente, encontra-se isolada devido ao aumento do volume fluvial.
Diante da situação, a Prefeitura Municipal ppr meio da Defesa Civil está elaborando um relatório técnico, com o suporte da Coordenadoria Municipal de Planejamento, para solicitar recursos junto ao governo federal. O objetivo é encontrar uma solução definitiva para o problema, que segundo os moradores, ocorre de maneira recorrente todos os anos, especialmente durante o período de cheias.
As ações buscam garantir o acesso seguro da comunidade e proporcionar melhores condições de vida aos moradores da aldeia.