Após 33 anos lutando pelos direitos dos outros, chegou a hora de conquistar o seu próprio. Valentina Franco se tornou a primeira advogada trans de Rondônia a ter o nome incluído na carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Ser mulher não é fácil, mas tornar-se mulher é ainda mais difícil”.
Esse título, além de ficar marcado na história da advocacia, me dá a missão de lutar para que outras mulheres, assim como eu, também consigam realizar seus sonhos”, comenta.
A entrega e assinatura do documento foram feitas pelo presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, na última semana. Segundo ele, defender as liberdades é um dos fundamentos da entidade, principalmente quando se trata da vontade de viver quem se é.
“A Dra. Valentina é uma profissional de grande talento, que tem transformado muitas vidas com o exercício da advocacia e que agora se torna esse grande símbolo de liberdade'”, disse o presidente da OAB.
Nascida e criada na zona rural de Nova Mamoré (RO), Valentina luta por igualdade e respeito desde criança. Aos 9 anos, brigou para que o ônibus escolar pudesse chegar até onde morava, pois ela, junto a vários colegas, acordava de madrugada e caminhava 5 km até a escola.