Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
22°C 36°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Mesmo com ambulância nova no pátio do hospital de Nova Mamoré, paciente teve que aguardar ambulância de Guajará-Mirim para ser levado a Porto Velho.

O caso repercutiu nas redes sociais e foi discutida durante sessão ordinária da Câmara Municipal do município. 

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Portal Guajará
13/02/2025 às 12h30 Atualizada em 14/02/2025 às 13h03
Mesmo com ambulância nova no pátio do hospital de Nova Mamoré, paciente teve que aguardar ambulância de Guajará-Mirim para ser levado a Porto Velho.
Foto: Divulgação

No inicío dessa semana a reportagem do site Portal Guajará foi procurada para divulgar um descaso envolvendo um paciente do Hospital Antônio Luiz de Macedo, do município de Nova Mamoré-RO, e a falta de ambulância na unidade de saúde. O caso repercutiu nas redes sociais e foi discutida durante a sessão ordinária da Câmara Municipal da cidade. 

 

De acordo com relatos de um profissional de saúde, que preferiu não se identificar por medo de represálias, no final de semana, um paciente chegou do distrito de Nova Dimensão em estado grave. Diante da gravidade de seu quadro clínico, foi necessário encaminhá-lo às pressas para Porto Velho. No entanto, uma ambulância que estava no pátio do hospital e deveria ser utilizada para o transporte não pôde ser usada, pois se tratava de um veículo novo que aguardava a entrega oficial pela deputada estadual Dra. Taissa Sousa. Diante disso, foi preciso solicitar uma ambulância do município de Guajará-Mirim-RO para levar o paciente até a capital do Estado de Rondônia. Além desse paciente, outras pessoas também estariam aguardando serem encaminhadas para Porto Velho, informou o denunciante. 

 

Após a repercussão do caso nas redes sociais, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta última segunda-feira (10), o presidente do Poder Legislativo, vereador Adalto Ferreira (União), utilizou a tribuna para falar sobre o descaso ocorrido com o paciente. Em sua fala, o parlamentar declarou:

"Ontem ocorreu um episódio em Nova Dimensão, em que um cidadão cortou a perna com uma roçadeira. Ele chegou cedo à unidade de saúde, mas a ambulância que estava em Porto Velho, como de costume, apresentou problemas e chegou sem freios. Foi necessário pedir ajuda de Guajará-Mirim-RO e solicitar outra ambulância, mesmo havendo uma nova no pátio, aguardando a entrega pela deputada. Solicitamos à deputada Taíssa que faça essa entrega o mais breve possível para a população, pois não é justo ter uma ambulância nova na garagem e precisar pedir socorro em Guajará-Mirim-RO por conta dessa questão burocrática."

 

O veículo, que deveria ter sido entregue ao município de Nova Mamoré-RO na semana passada, teve sua entrega adiada devido ao falecimento do pai da parlamentar. O veículo deve ser entregue oficialmente nos próximos dias. 

 

Durante seu discurso, o presidente Adalto Ferreira afirmou: "O secretário poderia, no meu entendimento, ter autorizado o socorro. Imagine se esse cidadão morresse por perda de sangue. Ele chegou ao João Paulo e fez a cirurgia. Situação grave! Espero que isso não aconteça novamente e que haja ambulâncias disponíveis, pois estamos falando de vidas. O que não pode acontecer é deixar uma pessoa morrer por conta de formalidades políticas", finalizou o parlamentar.

 

VEJA  O VÍDEO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL 

 

Nesta quarta-feira (12), no pátio do Hospital Antônio Luiz de Macedo, foram registradas três ambulâncias estacionadas. Porém, uma delas não está sendo utilizada para socorrer pacientes.  

Imagens obtidas por nossa equipe mostram cilindros de oxigênio amarrados à estrutura de uma das ambulâncias, o que pode comprometer a segurança dos pacientes. 

A reportagem do site Portal Guajará entrou em contato com o Secretário Municipal de Saúde, Arildo Moreira, na manhã desta quarta-feira (12), bem como com o diretor da unidade de saúde, para obter mais informações sobre o caso do paciente e a quantidade de ambulâncias em boas condições para atender a população do município. No entanto, nenhum dos dois respondeu ao nosso contato.

 

MORADORES PEDEM AMBULÂNCIA DE VOLTA

No Distrito de Palmeiras, um outro caso envolvendo uma senhora idosa, que apresentava sinais de um princípio de AVC, precisou ser socorrida às pressas de uma linha rural para uma unidade de saúde local. No entanto, o veículo utilizado para prestar socorro aos pacientes é uma caminhonete, o que frequentemente gera grandes transtornos para os pacientes e para a equipe de saúde.

 

De acordo com informações obtidas pela reportagem, a ambulância que deveria estar à disposição da comunidade está sendo utilizada na área urbana do município. Diante dessa situação e das reclamações dos moradores, uma fiscalização foi realizada por alguns vereadores da Câmara Municipal de Nova Mamoré, que constataram a gravidade do problema enfrentado pelos moradores do Distrito de Palmeiras – Linha 20. Por essa razão, uma cobrança em conjunta foi feita nesta última segunda-feira (10) pelo presidente da Câmara, Adalto Ferreira da Silva, e pelos vereadores Jefferson de Castro Clímaco, Milton Domiciano Gomes, Antonio Barroso Viana, Joaldo Santos de Souza e Jocimar Maulaz, solicitando à Prefeitura Municipal de Nova Mamoré e à Secretaria Municipal de Saúde a devolução imediata da ambulância para o distrito.

Outras denúncias enviadas ao Portal Guajará estão sendo apuradas e, em breve, serão divulgadas com mais detalhes sobre o grave cenário na saúde do município de Nova Mamoré.

 

Fonte: Portal Guajará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários