Segunda, 23 de Dezembro de 2024
22°C 29°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Escola Rocha Leal conquista 3° lugar em exposição de Projetos educacionais de Rondônia

A Exposição aconteceu, entre os dias (4) e (5) do mês de dezembro e  reuniu 200 participantes, entre estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, professores e servidores de núcleos de tecnologia educacional (NTEs), em Porto Velho. 

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Portal Guajará
13/12/2024 às 09h24 Atualizada em 13/12/2024 às 09h51
Escola Rocha Leal conquista 3° lugar em exposição de Projetos educacionais de Rondônia
Foto: Divulgação

O governo do estado realizou a 1ª Edição da Exposição Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional de Rondônia (Expocitec-RO), com o tema: “Conectando as Tecnologias Educacionais à Escola”. A Exposição aconteceu, entre os dias (4) e (5) do mês de dezembro e  reuniu 200 participantes, entre estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, professores e servidores de núcleos de tecnologia educacional (NTEs), em Porto Velho. 

Dentre as escolas participantes de todo o Estado de Rondônia, a Escola Rocha Leal do município de Guajará-Mirim-RO, conquistou o 3ª lugar com a exposição do Projeto: (Narro, Logo Existo), apresentado pela professora Elisabete Cesary Nunes e os alunos Rafael Almeida dos Santos e Ismaelson Oro Não. 

"Consideramos a realização da Expocitec e do Seminário Regional de Tecnologias, de extrema importância para a educação, pois é uma oportunidade de mostrar os trabalhos que são desenvolvidos em sala de aula, e por em eminência o protagonismo de nossos alunos," destacou a Professora Elisabete. Disse ainda que O Projeto "Narro, logo existo! foi uma Eletiva aplicada no 1º Semestre do ano de 2024 em que obtivemos bastante sucesso, pois chegamos a ser classificados em 3º lugar no estado de Rondônia na categoria Práticas Inovadoras. Fomos surpreendidos com esse resultado! Isso mostra a relevância do projeto, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento das habilidades comunicativas através da criação de histórias utilizando recursos, ferramentas e linguagens multimídias, incentivando a cultura, a criatividade e a transformação social.

"Estou grato pela oportunidade de ter representado a Escola Rocha Leal na 1ª Expocitec, foram dias enriquecedores em que conseguimos compartilhar nosso trabalho com todos os presentes," relatou o aluno Rafael Almeida dos Santos. 

 

Em outubro deste ano a Escola Rocha Leal participou da 3ª edição do Seminário Regional de Tecnologia (Sertic), realizada no auditório do Campus da Universidade Federal de Rondônia Jorge Vassilakis, em Guajará-Mirim-RO, onde teve entre os projetos apresentados, a classificação do Projeto: Narro, Logo Existo. 

 

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a Expocitec-RO tem se consolidado como um dos maiores eventos educacionais do estado, reunindo projetos inovadores, que visam transformar a realidade das escolas através da integração da tecnologia ao ambiente escolar. “Sou um entusiasta da educação e essa exposição evidencia a importância da utilização de ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação mais moderna, acessível e eficaz”, enfatizou.

 

Além disso, Marcos Rocha ressaltou que, o governo estadual tem se empenhado em promover ações que conectem as escolas com as inovações tecnológicas, por meio da implementação de plataformas de ensino, distribuição de recursos tecnológicos e capacitação dos professores para o uso dessas ferramentas. “Essas ações visam diminuir as desigualdades educacionais, garantindo que os estudantes de Rondônia, especialmente os mais afastados dos centros urbanos, tenham acesso a uma educação inovadora.”

 

PLANEJAMENTO E RESULTADOS

A secretária executiva, Marta Costa destacou a criatividade dos estudantes  na apresentação dos projetos

 

A secretária executiva da Seduc, Marta Costa, evidenciou que, durante dois dias, os professores e estudantes tiveram a oportunidade de expor e apresentar os projetos desenvolvidos nas unidades escolares, com o uso da robótica educacional e de tecnologias e recursos educacionais.

 

“É a realização de um sonho de toda a equipe, de um projeto que começou no ano de 2019; é a oportunidade de iniciação desses alunos na robótica. Cada projeto apresentado por eles foi pensado e desenvolvido em equipe e orientado pelos professores. É um show de criatividade, uma espécie de incubadora de futuros engenheiros”, destacou Marta Costa.

 

A gerente de Tecnologia Educacional da Seduc, Deise Lima explicou que, durante todo o ano, a Secretaria de Estado da Educação oportunizou aos estudantes a participação e engajamento em olimpíadas, feiras, campeonatos e mostras regionais, com o intuito de preparar os jovens, estimular o crescimento individual e coletivo através da troca de projetos e ideias, e disseminar as políticas da educação científica e tecnológica.

 

Deise Lima explicou que a culminância dos projetos aconteceu na Expocitec

 

“Os núcleos de tecnologia educacional desenvolvem, junto aos professores de mediação tecnológica, professores de tempo integral, de ensino médio e fundamental, formações em tecnologias educacionais digitais e também através da Gerência de Tecnologia Educacional, formações em robótica. Os professores desenvolvem com os alunos vários projetos em tecnologia e recursos em robótica; esses projetos são apresentados nos seminários e dos seminários temos a culminância na Expocitec”, detalhou a gerente.

 

SOBRE O EVENTO

A realização da I Expocitec RO é uma ação da Seduc, organizada pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTEC) e Coordenadoria de Mídias Educacionais (CME), em parceria com os núcleos de tecnologia educacional (NTEs) de Rondônia. O evento visa impulsionar o desenvolvimento de práticas e projetos pedagógicos inovadores com o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), recursos educacionais digitais (REDs) e Robótica Educacional Maker (ReMaker) na Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários