Rondônia vem enfrentando uma situação climática alarmante. Na última terça-feira (27) os níveis de umidade do ar foram iguais ou a baixo de 20%. A seca prolongada e as altas temperaturas estão intensificando os riscos ambientais principalmente quando se trata das queimadas no estado.
O sol em Rondônia não consegue romper a espessa camada de fumaça que cobre algumas cidades na região. Já faz aproximadamente um mês, Porto Velho amanhece todos os dias completamente esfumaçada. O céu azul que antes fazia molduras como cantado no Hino do Estado agora deu lugar a um manto cinza, resultado dos incêndios florestais supostamente criminosos espalhados pelo estado.
A Falta de chuva agrava ainda mais essa situação. De acordo com o mapa climático mais recente obtido pelo portal ClimaTempo, existem cidades em Rondônia que já completa mais de 100 dias sem chuvas.
Para setembro, as previsões não são das melhores. As ondas de calor deve se tornar frequente, e a chuva só deve aparecer e próximo ao fim do mês, segundo informativo do site ClimaTempo.