Os contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) em Porto Velho devem realizar atualização cadastral no programa até setembro deste ano. Mais de 1,1 mil pessoas serão convocadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Quem não fizer a atualização, terá o benefício bloqueado e o CadÚnico excluído da base.
Famílias que estão com o cadastro desatualizados há mais de dois anos ou que apresentam algum indício de inconsistência, seja de renda, de declaração de vínculo empregatício, ou de composição familiar.
De acordo com a Central do CadÚnico no município, 1.138 beneficiários se encaixam nos dois critérios, e que devem buscar a central mais próxima. De acordo com a prefeitura de Porto Velho, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome está enviando as cartas com a notificação para as famílias que precisam atualizar as informações.
Em Porto Velho, são 20.273 famílias contempladas com o BPC, sendo 11.765 idosos acima de 65 anos e 8.508 pessoas com deficiência.
O beneficiário deve procurar a Central do CadÚnico ou o Cras mais próximo. A Central atende de segunda às sextas-feiras, das 8h às 14h. Já o Cras funciona das 7h às 18h, também de segunda às sextas-feiras. Veja os endereços e telefones:
Central do CadÚnico
Cras Elizabeth Paranhos
Cras Paulo Freire
Cras Dona Cotinha
Cras Betinho
Cras Irmã Dorothy
O contemplado deve levar documentos pessoais (RG e CPF), de todos os componentes da família e comprovante de residência.
O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais, a pessoas com deficiência ou demais condições, reconhecidas pela legislação, que não estão incluídas no mercado trabalho e não apresentam renda fixa, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.
Mín. 22° Máx. 31°