Domingo, 27 de Abril de 2025
22°C 26°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Nível do rio Madeira cai para menos de 16 metros após 41 dias

O recuo das águas vem ocorrendo de forma gradual desde os últimos dias.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Rondôniagora
26/04/2025 às 18h17
Nível do rio Madeira cai para menos de 16 metros após 41 dias
Foto: Divulgação

O nível do rio Madeira continua em tendência de redução em Porto Velho e, na manhã deste sábado (27), às 9h30, registrou 15,96 metros, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB). O recuo das águas vem ocorrendo de forma gradual desde os últimos dias.

Em 16 de março desse ano, o Madeira ultrapassou 16 metros. No dia 9 de abril, atingia a marca de 16,76 metros. Já no dia 20, o nível havia baixado para 16,31 metros, indicando uma sequência contínua de descida. Apesar da redução, a situação ainda é considerada delicada, sobretudo para as 51 comunidades ribeirinhas diretamente afetadas pela cheia, segundo balanço da Defesa Civil Municipal, com maior impacto registrado na região do Baixo Madeira.

Diante da gravidade da cheia, a Prefeitura de Porto Velho decretou Situação de Emergência no dia 10 de abril. Poucos dias depois, determinou também a suspensão das aulas por 15 dias em escolas localizadas nas áreas mais atingidas pelas inundações.

A condição de emergência foi oficialmente reconhecida pela União na última quarta-feira (23), com a publicação da Portaria nº 1.228/2025 pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) no Diário Oficial da União. Com isso, o município está agora habilitado a receber recursos federais para ações de resposta e recuperação dos danos causados pela cheia.

Mesmo com a queda no nível do rio, o alerta permanece para as comunidades ribeirinhas. Equipes da Defesa Civil e da Prefeitura seguem monitorando a situação e prestando assistência às famílias afetadas.

A previsão é que, nos próximos dias, o rio mantenha a tendência de descida, embora o processo de normalização das áreas alagadas e a recuperação dos danos causados ainda demande esforço prolongado das autoridades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários