A Justiça de Rondônia concedeu medida protetiva ao prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, contra dois empresários denunciados por ameaças. O caso aconteceu no fim de julho e é investigado pela Polícia Civil do estado.
A medida também ampara o advogado de Hildon, que estava presente no momento e também teria sido alvo das supostas ameaças.
A discussão foi registrada por câmeras de monitoramento. As imagens do local mostram o prefeito saindo de um veículo e se dirigindo ao restaurante. No mesmo momento, dois homens se aproximam de Hildon e aparentemente começam a discutir com ele.
Com a medida protetiva, os empresários ficam proibidos de: se aproximar do prefeito e do advogado dele a menos de 100 metros; entrar em contato, seja pessoalmente, por telefone ou através de redes sociais; frequentar residências e locais de trabalho, além de eventos públicos institucionais onde estejam o prefeito e o advogado.
Relembre o caso
De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo prefeito, durante uma discussão (assista acima), os empresários direcionaram palavras ofensivas e ameaças de morte, de forma clara e objetiva, contra ele e seu advogado. Além disso, afirmaram que "iriam resolver o problema à moda antiga".
O caso é investigado na 3ª Delegacia de polícia. Em nota, a Polícia Civil informou que já adotou "as providências iniciais", mas que nenhuma outra informação será divulgada, uma vez que o caso segue sendo investigado em sigilo.
O que dizem os empresários?
Os empresários que aparecem no vídeo são proprietários do Grupo Amazon Fort. Em nota, a empresa defende que não houve qualquer tipo de ameaça por parte dos representantes e que as narrativas buscas "desviar a atenção das verdadeiras questões".
A nota cita uma audiência realizada no Fórum Geral em Porto Velho sobre o contrato firmado para gestão de resíduos sólidos em Porto Velho. A discussão teria ocorrido após essa audiência.
Segundo o advogado dos empresários, Renato Serrate, os dois foram intimados e uma audiência será realizada na delegacia. Inicialmente, eles prestaram os devidos esclarecimentos e o advogado espera que o caso se resolva.
“Na minha visão, não houve ameaças nem palavras que desrespeitarem ou causassem medo ao prefeito e sua equipe. Foi um debate acalorado, mas sem ameaças", explicou Renato.
Mín. 20° Máx. 24°