O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, participou, de 11 a 14 de julho, da 29° Expoagum (Exposição Agropecuária de Guajará-Mirim/RO). Durante a festividade, no espaço do Parque de Exposição (Acrivale), houve rodeio, barracas de comidas típicas da região, presença de empresas relacionadas ao setor rural, dentre outras atrações típicas de exposições agropecuárias.
Voltado aos moradores de Guajará-Mirim e região, no evento, os expositores são responsáveis por levar conhecimento à comunidade. Entre as representações, estavam empresas do ramo agropecuário e instituições públicas, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO). No caso do IFRO Campus Guajará-Mirim, o objetivo foi levar conhecimento para a comunidade externa, dar visibilidade aos cursos ofertados pela instituição e mostrar os projetos de ensino, pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos.
Para organizar a presença institucional do campus do IFRO no evento, foi estruturada pela comissão organizadora uma agenda de atividades com intuito de segmentar os dias de apresentação por temáticas. O primeiro dia foi direcionado à tecnologia e os alunos do Técnico em Informática apresentaram o curso para os visitantes e distribuíram panfletos sobre as ofertas formativas da unidade. A equipe do “Capacitação para Indústria e Agricultura 4.0” encantou a população com a apresentação de robôs confeccionados pelos monitores do projeto. E o projeto “Ecoplaint” também esteve presente, a iniciativa consiste em uma plataforma que visa coletar informações sobre o meio ambiente, disseminar conhecimentos sobre sustentabilidade e possibilitar a denúncia de crimes ambientais.
No segundo dia, com a temática meio ambiente, os estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas apresentaram o curso e materiais produzidos durante as aulas para a população, como caixas entomológicas e mapas táteis. O estande ainda contou com a presença do Projeto Pesca e Sustentabilidade, que visa fortalecer os arranjos produtivos locais nas áreas de aquicultura e piscicultura, com aumento da geração de renda às populações originárias e tradicionais, com foco na conservação dos recursos naturais e da biodiversidade amazônica.
Sustentabilidade foi o que movimentou o IFRO no terceiro dia. Discentes do Curso Técnico em Biotecnologia, juntamente com o “Clube de Ciências”, apresentaram equipamentos presentes nos laboratórios da instituição e demonstraram experimentos e plantas para os visitantes. Já o projeto “Resíduos Sólidos: Coleta Seletiva e Geração de Renda” fez a apresentação de suas ações, que visam criar uma cultura de conscientização ambiental, inicialmente na comunidade do Bairro Tamandaré, por meio da coleta seletiva bem como da reutilização dos resíduos orgânicos por meio da compostagem e dos inorgânicos (garrafas PET) com a fabricação de vassouras, promovendo, assim, a geração de renda para os associados da ASCANOV (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Nova Vida).
No quarto e último dia, dedicado à saúde, alunos dos Cursos Técnicos em Enfermagem e Análises Clínicas apresentaram os cursos para os visitantes; o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) apresentou as atividades e os resultados do setor; e o projeto IFRO Atleta Cidadão demonstrou seus objetivos relacionados à promoção da prática esportiva, para a promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar dos participantes, além de fomentar valores fundamentais para uma convivência saudável e cidadã.
Segundo os organizadores, o Campus Guajará-Mirim busca levar conhecimento à comunidade externa, de forma a se integrar aos eventos da região com intuito de tornar seus serviços mais conhecidos e conseguir atingir mais pessoas, gerando cada vez mais interesse pelos cursos ofertados e melhorando a qualidade de vida para a região.
Mín. 23° Máx. 37°