Sexta, 18 de Abril de 2025
22°C 36°C
Guajará-Mirim, RO
Publicidade

Invasores dividem e vendem 100 lotes dentro da Terra Indígena Igarapé Lage

Esta é a segunda operação do mês realizada na TI Igarapé Lage, sendo que a primeira ocorreu nos dias 16 e 17 de maio.

Portal Guajará
Por: Portal Guajará Fonte: Portal Guajará
01/06/2024 às 11h31
 Invasores dividem e vendem 100 lotes dentro da Terra Indígena Igarapé Lage
Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) realizou a segunda operação do mês para combater invasões na Terra Indígena Igarapé Lage, em Rondônia. Os agentes identificaram que a área invadida havia sido subdividida em aproximadamente 100 lotes para grilagem de terras.

 

De acordo com a PF, a área desmatada dentro do território protegido equivale a cerca de 800 campos de futebol. Além disso, um corredor de 20 km foi criado dentro da Terra Indígena, de ponta a ponta, para facilitar o escoamento de madeira ilegal e o acesso à área invadida.

 

Localizada entre Nova Mamoré e Guajará-Mirim, a Terra Indígena Igarapé Lage foi alvo da Operação Retomada II, durante a qual os agentes destruíram:

 

- 5 pontes,

 

- 5 habitações,

 

- 2 galpões, e

 

- 3 veículos.

 

Esta é a segunda operação do mês realizada na TI Igarapé Lage, sendo que a primeira ocorreu nos dias 16 e 17 de maio. Diversos pontos de extração ilegal de madeira foram encontrados na área protegida. Para dificultar a ação da polícia, os invasores derrubaram várias árvores pelo caminho.

 

Segundo a PF, apenas neste ano, já foram realizadas quatro operações na área de proteção. Os suspeitos podem ser acusados de invasão de terras públicas com intenção de ocupação e desmatamento ilegal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários