No dia 02/05/2024, a Polícia Militar de Rondônia, realizou uma ação conjunta do Batalhão de Polícia Ambiental e demais Batalhões da área, na “Operação Protetor do Bioma” em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, próximo do distrito de Vista Alegre do Abunã. O objetivo era investigar um ponto de desmatamento informado por geolocalização.
As equipes logo identificaram sinais recentes de atividade de máquinas pesadas, adentrando à mata, se depararam com um caminhão branco Mercedes-Benz, utilizado para transporte de máquinas e madeiras, além de uma estrada recentemente aberta, indícios claros de atividade ilegal de extração de madeira.
O flagrante ocorreu quando um homem foi avistado conduzindo um trator, arrastando uma tora de madeira. Ao ser abordado, confessou estar extraindo madeira nativa sem autorização, alegando ser proprietário da máquina. No local, foram encontradas nove toras cortadas, totalizando mais de 22 metros cúbicos de madeira in natura, uma motosserra e um caminhão pertencente a outra pessoa.
O proprietário do caminhão, que apareceu no local e diante dos fatos, ambos foram detidos, e os documentos administrativos necessários foram preenchidos, incluindo autos de infração e termos de apreensão.
A madeira apreendida foi deixada como depósito, enquanto o caminhão e o trator foram entregues à sede do Batalhão de Polícia Ambiental em Candeias do Jamari. Essa ação demonstra o comprometimento das autoridades em combater o desmatamento ilegal e proteger o bioma da região, garantindo a preservação ambiental para as gerações futuras.
Mín. 23° Máx. 37°