A Câmara de Guajará-Mirim, em Rondônia promoveu nesta última terça-feira (23/04) Audiência Pública a fim de discutir políticas públicas para pessoas com deficiência (PCD) no município. A condução da Audiência Pública foi feita pelo proponente vereador Elias Crispim (PP), em atendimento ao pedido da Associação da Pestalozzi por meio da professora Olga Mejia.
A mesa dos trabalhos também foi composta pela secretária municipal de Assistência Social, Solange Soares lagasse; Secretário Regional do Governo do Estado, Coronel Flávio Dezerte Da Mota, Representante da Secretaria de Estado e da Assistência Social, Suzana Marques Cordeiro, Representante da Associação Pestalozzi de Guajará-Mirim, Professora Lilimar Lemos De Moura, Diretor do Campus da Universidade Federal de Rondônia - Professor Doutor, Ademar Schaich e o Servidor Público, ativista das causas das pessoas com deficiência, Advogado Jailton Delogo.
Na fala de abertura, o vereador Elias Crispim, ressaltou a importância da união do poder público e da população para que Guajará-Mirim se torne uma cidade cada vez mais inclusiva, a partir da construção coletiva de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
Durante a audiência, autoridades locais e estaduais, bem como pessoas envolvidas direta e indiretamente que trabalham em prol das pessoas com deficiência, fizeram uso da palavra e apontaram ações que precisam ser elaboradas e desenvolvidas. O advogado Jailton Delogo, que veio diretamente da Capital, destacou a grande "importancia dessas audiencias para que a população, entidades e setores que lutam pela causa, possam participar e falar sobre suas lutas e dificuldades que vivenciam no dia dia. Pois, assim podem surir politicas publicas eficases, voltadas para pessoas com deficiencia que realmente vão poder contribuir e dar um maior resultado."
Em seguida, o microfone foi aberto para o público para que as autoridades ouvissem os questionamentos e sugestões da plateia. Entre as mães, profissionais da educação e usuários dos serviços oferecidos pela prefeitura, e outros orgões e instituições.
Ao final da audiência pública, o vereador Elias Crispim pediu desculpa a todos os presentes pelo transtono por conta do calor onde todos essas demandas apresentadas pelos presentes serão acompanhados para a construção coletiva das melhores soluções para as pessoas com deficiência.
Fonte: Portal Guajará.