Nesta sexta-feira (19), autoridades brasileiras estão tentando resolver uma situação preocupante na fronteira de Rondônia, após uma embarcação brasileira que realiza o transporte de passageiros de Guajará-Mirim-RO para a cidade de Guayaramerín na Bolívia, ser sequestrada por cidadões de nacionalidade boliviana.
Fontes informaram para a reportagem do site Portal Guajará que o piloto, passageiros e estudantes que estavam na embarcação ficaram no Porto boliviano.
De acordo com informações apuradas, a ação foi ocasionada após embarcações bolivianas serem apreendidas no lado brasileiro por uma equipe do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFRON), em operação de rotina no rio Mamoré, por estarem irregulares.
Como represália, a embarcação brasileira também foi retida na Bolívia, como um "seguro" para tentar pressionar as autoridades em Guajará-Mirim-RO a devolverem as embarcações apreendidas.
Nossa reportagem entrou em contato com a Polícia Federal em Guajará-Mirim, através do (69) 3516-4300. Porém, a atendente não pode passar maiores informações sobre o caso, mas informou que a PF em conjunto com outras autoridades, estão em tratativas junto ao consulado de ambos os países, em virtude de que possuem brasileiros e bolivianos querendo voltar para os seus países.
Diante dessa situação, o Porto Oficial do lado brasileiro foi fechado até que seja resolvida essa situação.
Mín. 22° Máx. 32°