João Pomba trabalhou, sempre na cidade de Guajará-Mirim, onde se destacou como um dos mais valorosos policiais do ex-Territorio, servindo assim como exemplo a várias gerações de policiais, sendo o seu trabalho sido destacado em em Rondônia e até nesmo no exterior, recebendo ele medalhas ate mesmo de organismos internacionais, ficando conhecido como o Xerife da Fronteira.
Nosso agora falecido colega, João Pomba deixa uma folha de excelentes serviços prestados à Segurança Pública de Rondônia, bem como a toda coletividade, como dedicado policial e grande pacificador social, deixando o seu nome e legado na história da Polícia Civil e portanto, seu nome ficará perpetuado na história do próprio Estado de Rondônia.
Consternada, a diretoria do SINPFETRO-RO, clama a Deus para dê força para seus familiares e amigos neste momento de dor, e ao mesmo tempo, que pede ao Pai Celestial que receba a alma de desse nosso estimado colega, em seu Reino de Glória.
A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos e o desejo de que encontrem conforto nesse momento de dor.
“Aos nossos heróis do presente Do passado com suas histórias Engrandecem a nossa gente Exalta-nos com suas glórias”
Um dos versos do Hino da Polícia Civil do Estado de Rondônia.
- Revista Francesa que destacou o trabalho de João no combate ao tráfico de drogas na fronteira.
João Pomba, a policial Lúcia Maria Lobato, Waldeci Feliz da Silva e Paulo Ferreira Calixto.
A equipe de Guajará-Mirim, sempre se destacou no combate aos entorpecentes, principalmente cocaína, apreendendo também um volume grande de armas, no transcorrer dos Anos 80, 90 e 2000, trabalhando na Sevic sob o comando de João Pomba, várias gerações de policiais, sendo a Delegacia Regional, gerida nesse período por vários delegados.
Essa equipe de policiais foi matéria de importantes órgãos de imprensa, dentre elas da conceituada Revista Veja, que dedicou duas páginas de uma das suas edicoes tratando sobre o trabalho e o profissionalismo desses policiais.
Tendo à frente o delegado Fernando Oliveira, essa equipe da Sevic, com João Pomba, Waldecir Feliz da Silva e Sales, foram convidados e homenageados na Alemanha, sendo também bastante elogiados pela imprensa daquele país.