Nesta segunda-feira, 06 de novembro de 2023, a Câmara Municipal de vereadores aprovou em sessão ordinária o requerimento de n°00183/2023, que denúncia ao Ministério Público de Rondônia (MPRO), às obras paralisadas de escolas da rede municipal de ensino de Guajará-Mirim – RO. O autor do pedido é o vereador Elias Crispim (Patriota), que desde o início das paralisações, vem cobrando do Executivo Municipal, providências.
As obras públicas estão paradas há meses e, não há uma data prevista para serem entregues, uma vez que o prazo para conclusão dos trabalhos seria de 120 dias e, até o momento, não foram ou estão em andamento. As instituições de ensinos que encontram-se com suas estruturas em obras são: Cândida Mari Moura de Paula; Irmã Hilda; Saul Benesby e Adma Leal.
Elias Crispim, por várias vezes, visitou as escolas acima mencionadas, como também verificou a situação das Escolas que receberam os novos alunos.
Conforme a assessoria do parlamentar, foram encaminhados requerimentos para prefeita da cidade, Raissa Paes (MDB) a com cópia a Secretária Municipal de Educação - (SEMED), Ana Nete Azevedo Dantas, solicitando esclarecimentos quanto às obras paralisadas. Porém, não houve respostas.
“A população tem feito cobranças. São importantes obras paralisadas, que precisam ser concluídas quanto antes para melhor atender as crianças e jovens da rede municipal de ensino da nossa cidade, será que estão esperando o ano de 2024? Para dizer que está tudo uma maravilha”, destacou o vereador.
Ele relata ainda que, "quando os pais fazem as matrículas dos seus filhos em escolas próximas de suas residências, eles não esperam ter que ficar o ano todo, levando seus filhos para outras escolas ainda mais longe, uma vez que muda toda a rotina e ainda, lota as escolas". Finalizou
Além do atraso, as empresas responsáveis pela execução das obras já receberam parte dos valores por cada serviço, sendo elas: WFM COMERCIO E CONSTRUCAO LTD - CNPJ: n. º08.291.050/0001-87 / VISÃO EMPRESARIAL LTDA, CNPJ: n.º 09.520.500/0001-10 / GENIVAL SIMÃO LOPES SANTOS, CNPJ: n.º 25.256.690/0001-75.
Agora, com o caso levado ao Ministério Público de Rondônia, por intermédio da 1.ª Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, o vereador Elias Crispim espera que providências sejam tomadas e que haja uma fiscalização rigorosa e assim, as obras serem entregues para toda à população.
Veja o requerimento da denuncia na íntegra no link.