As atividades na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) foram suspensas no começo desta terça-feira (17) por risco de explosão, causado por vazamento de óleo em um transformador do edifício sede do órgão. A subestações do edifício não recebem manutenção há cinco anos, desde antes do prédio ser inaugurado.
O prédio da Assembleia Legislativa foi inaugurado há quatro anos, em 2019, após passar nove anos em obras. O memorando aponta que a manutenção na subestação "a não menos que cinco anos".
As informações são de um memorando distribuído aos servidores. O comunicado aponta que o vazamento foi identificado há mais de 90 dias e que a qualquer momento pode ocorrer um incidente "de proporções e impactos imprevistos".
De acordo com o documento, foi recomendado que as atividades presenciais sejam suspensas nos dias 17 a 19 de agosto. Durante esse período, apenas as atividades essenciais serão realizadas, das 8h às 13h30 (horário local). É proibido o funcionamento das atividades políticas. Já no dia 20, as atividades no prédio serão totalmente suspensas.
O objetivo é "resguardar o erário" e "proteger de eventual explosão ou paralisação dos transformadores e casual colapso do grupo gerador". O vazamento de óleo ocorre em um transformador de 380V e outro de 220 V está sem manutenção. Os equipamentos devem passar por manutenção.
Mín. 22° Máx. 36°