O Festival Folclórico do município de Guajará-Mirim, RO, retorna nessa sexta-feira (13), após 7 anos sem ocorrer de forma presencial, o evento este ano é realizado pelo Governo de Rondônia, através da associação Waraji. Serão três noites de festa, sendo: 13, 14 e 15 de outubro na arena do bumbódromo Márcio Menacho. A entrada será gratuita para toda população
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Guajará-Mirim e com a destinação de emendas parlamentares de dois deputados estaduais, sendo eles até o momento, Alan Queiroz – Podemos e Alex Redano – Republicanos
Contudo, nos bastidores dessa grande festa, uma intriga política em torno do apoio cultural, tem chamado a atenção dos envolvidos e boa parte dos torcedores das agremiações dos bois, Malhadinho e Flor do Campo, uma vez que o município ajudou a eleger a deputada estadual Dra. Taissa Sousa – PSC, que reside na cidade, mas que para surpresa de muitos, não destinou nenhum recurso para ajudar na realização do evento.
Na manhã desta quarta-feira (11), a reportagem do Portal Diário de Rondônia entrou em contato com a deputada e sua assessoria para saber, por qual motivo a mesma não contribuiu para a realização do evento. Em conversa com o chefe de gabinete, Diego Sousa, o mesmo informou que a parlamentar foi procurada já próximo à realização do evento.
“A deputada deu todo apoio necessário para que o evento acontecesse, inclusive ontem, só foi feito a votação para que fosse destinado o recurso do evento, porque a deputada se empenhou desde o início, ligou para todos os deputados, ficou em cima e trabalhou muito bem para que isso acontecesse.” Diego, disse ainda que “a nossa vontade era fazer a destinação de recursos através de emenda parlamentar para o duelo na fronteira, no entanto, a organização não nos convidou para participar da organização. Quando o convite chegou para gente, já era tarde! Faltava menos de um mês. Não seria mais possível fazer o envio de recursos de emenda parlamentar.”
Segundo a assessoria, a deputada Taissa Sousa buscou apoiar o festival com mídia pela região para que outras pessoas, até mesmo fora do Estado, pudessem conhecer o evento.
Em resposta ao convite, Diego informou ainda para reportagem que "foi entregue pessoalmente um ofício para os responsáveis por cada boi, comunicando que para o ano de 2024, a parlamentar deseja participar de todo o evento e pretende destinar recursos para ajudar na realização do festival." Finalizou.
Por outro lado, no grupo de WhatsApp do Festival Duelo na Fronteira, que hoje possui mais de 470 pessoas, integrantes, incluindo autoridades do município, debatem sobre o apoio da parlamentar e questionam sobre sua visão política. Todavia, a quem diga que por trás dessa desunião e “briga política” na cidade, seja por questões relacionadas aos grupos políticos que já começaram a se formar.
Fonte: Portal Diário de Rondônia