O candidato da aliança “Juntos Podemos Mais”, liderada pelo deputado Léo Moraes (Podemos/PSD/PMN/Pros), incluiu em seu Plano de Governo dois temas atuais e que afligem a população rondoniense: combate à pobreza e a inclusão da pessoa com deficiência. Outros pontos abarcam soluções para Saúde, Segurança Pública, Esporte e Lazer, Habitação, Economia Criativa, Turismo, Geração de Renda, entre outras propostas.
Segundo Léo Moraes, a “missão será prover igualdade de oportunidades, proteção de direitos, inclusão produtiva e empregabilidade e garantia de novas perspectivas de futuro para a nossa gente e a nossa terra”. O pilar fundamental do candidato é garantir a proteção e o desenvolvimento do cidadão rondoniense.
Na Saúde, o candidato pretende fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), de forma prioritária e intensiva, expressa na defesa da Rede Atenção à Saúde. A ideia é garantir o acesso e reduzir distâncias aos serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade.
Na Educação, o compromisso prioritário de Léo Moraes consistirá na consolidação da oferta aos alunos de melhores condições de aprendizagem e permanência na escola, a fim de diminuir a evasão escolar e a repetência e ampliar as perspectivas de um futuro que o levará mais alto, em razão da liberdade conquistada com espírito crítico e liberdade
Pobreza
A ideia de combater a pobreza é a promoção da inclusão social com foco na família, no desenvolvimento das potencialidades das pessoas e no apoio aos municípios na gestão plena do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, garantindo apoio incondicional aos programas voltados para as crianças e adolescentes por meio do desenvolvimento de políticas transversais que deverão focar também nas mulheres, nos idosos, na pessoa com deficiência e no reconhecimento dos direitos e tradições e formas próprias de organização social dos povos e comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas.
PCD
Léo Moraes vai criar uma secretaria específica para atender a Pessoa com Deficiência. A pasta atuará de forma transversal, contemplando áreas como saúde, educação e assistência social, visando o acolhimento das famílias, capacitação com base em evidências científicas de todos os profissionais, estabelecendo programas de assistência voltados a esse público e promovendo uma cultura de inclusão em todo o Estado de Rondônia.
Mín. 23° Máx. 38°