Na manhã da última segunda-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia foi palco de uma emocionante homenagem. A cerimônia de solenidade foi proposta pelo Deputado Estadual Delegado Rodrigo Camargo e reuniu autoridades, militares e seus familiares tendo como foco a celebração da memória de Alberto Santos Dumont, o "Pai da Aviação", e dos membros da Base Aérea de Porto Velho.
A deputada federal Cristiane Lopes, conhecida por seu comprometimento com questões ligadas à educação, cultura e forças armadas, dirigiu palavras de gratidão e reconhecimento aos homenageados. "É uma honra poder estar aqui hoje, prestando nossa homenagem a Santos Dumont, um brasileiro que inspirou o mundo com suas inovações na aviação, e aos valorosos membros da Base Aérea de Porto Velho, na pessoa do coronel-aviador e comandante desta base, Marcos de Oliveira Macedo que dedicam suas vidas à defesa de nossa nação e à segurança de nosso espaço aéreo".
Com a presença de membros da Força Aérea Brasileira a homenagem destacou não apenas a importância histórica de Santos Dumont para o desenvolvimento da aviação, mas também a relevância da Base Aérea de Porto Velho no contexto da defesa nacional e das operações aéreas da região.
A importância do transporte aéreo está em contribuir significativamente para o crescimento econômico do país, pois através dele há o escoamento da produção e se realiza o turismo com eficiência e eficácia, o que consequentemente favorece a circulação de capital pelo país e a aviação civil é peça primordial para integração entre países quer seja na perspectiva econômica diretamente, quer seja para promover maior desenvolvimento das atividades turísticas.
Nas últimas décadas, a viagem de avião se tornou corriqueira na vida das pessoas. O preço caiu, o transporte se popularizou e, com ele, os passageiros começaram a viajar e conhecer lugares mais longínquos e quase impossíveis de se visitar em outros tempos. Hoje a principal vantagem do transporte aéreo é a sua agilidade em realizar viagens de longa distância em um período reduzido de tempo.
Cristiane Lopes mostrou preocupação mediante a crise aérea que o estado vem enfrentando. “Aqui em Rondônia temos encontrado algumas dificuldades com as questões de voos, fato este que já me posicionei enviando aos órgãos competentes, ofícios e petições para regularização e aprimoramento em nosso Estado”.
A deputada aproveitou o ensejo para honrar o seu marido, Allan Benarosh, sargento na Base Aérea de Porto Velho, por toda dedicação e empenho nas suas atribuições e parceria.
A homenagem a Santos Dumont e à Base Aérea de Porto Velho demonstrou a importância de preservar a memória histórica e reconhecer o esforço dos profissionais que trabalham para manter a segurança e a soberania do espaço aéreo brasileiro.
Mín. 23° Máx. 38°