Uma das maiores festas do Estado de Rondônia, que movimenta durante três dias a cidade de Guajará-Mirim, (RO), na região de fronteira com a Bolívia, voltará a ter a tradicional disputa entre os bois Flor do Campo e Malhadinho em outubro desse ano de 2023. De acordo com informações repassadas ao Portal Guajará, o “Duelo na Fronteira” está previsto para os dias 13, 14 e 15 de outubro.
A última edição presencial da festa foi em 2016, já em 2020 e 2021, o evento foi retornado, mas no modelo virtual, durante a pandemia de Covid-19. E esse ano de 2023, o “Duelo” está previsto para os dias 13, 14 e 15 de outubro.
Para quem já presenciou o evento ou assistiu pela TV, sabe da emoção que o festival é para cada torcedor, além de ser um espetáculo que envolve toda a cidade de Guajará-Mirim, o Festival Duelo na Fronteira, fomenta o mercado da cultura e do turismo, gerando renda para artesãos, costureiras, músicos, artistas, empresários e autônomos.
APOIO
O Governo do Estado de Rondônia tem apoiado o evento e determinado as secretarias competentes para ajudar o município a realizar o evento.
Por outro lado, até o momento o único parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado que tem apoiado com recursos é o deputado Alan Queiroz do (Podemos), que esteve cumprindo agenda no começo da semana em Guajará-Mirim, RO, e anunciou a destinação de recurso no valor de R$100 mil para a realização do evento. Alan, inclusive, já apoiou o evento anteriormente e tem mostrado muito apreço pelas duas agremiações folclóricas, do boi Malhadinho e o Flor do Campo.
TRABALHOS
Essa semana, iniciou a limpeza e reforma do bumbódromo com o apoio dos operários e técnicos da SEOSP - Secretaria Estadual de Obras e Serviços Públicos, em conjunto com a equipe e máquinas da Prefeitura de Guajará-Mirim.
HISTORIA
A primeira edição do Festival Folclórico de Guajará -Mirim foi realizada em 1995, quando era chamado de Festival Folclórico Pérola do Mamoré (FEFOPEM) e as apresentações aconteciam no clube da Polícia Militar. Em algumas edições, as apresentações ocorreram na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).
A disputa de títulos entre os bois-bumbás Malhadinho, que traz as cores azul e branco, e Flor do Campo, com as cores vermelho e branco, começaram a partir de 1997 e em 2009 o Festival Duelo na Fronteira, passou a acontecer no Bumbódromo.
Fonte: Portal Guajará
Fotos: Secomro
Mín. 22° Máx. 25°