A paulista Marina Dias fez história nesta quinta-feira (10) ao faturar uma inédita medalha de ouro para o país no Mundial de Paraescalada, em Berna (Suíça). Em sua primeira participação em mundiais, a brasileira venceu a disputa na categoria RP3 (atletas com limitações leves no alcance e na força), deixando para trás a britânica Christhiane Luttkhueizen e a holandesa Martha Evans, prata e bronze respectivamente. Somente nesta temporada, Marina Dias já subira ao pódiooutras três vezesem etapas da Copa do Mundo.Faturou ouro em Salt Lake City (EUA) e Innsbruck (Áustria), e foi bronzeem Villars (Suíça).
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por ABEE (@abee_escalada)
Marina Dias foi diagnosticada com esclerose múltipla, uma doença degenerativa autoimune. Ela costumava correr, mas em 2009teve o lado esquerdo do corpo afetado pela doença. Na busca por outras atividades físicas, Marina acabou se apaixonando por escalada.
Após um jejum de três anos, o Brasil voltou a enviar representantes ao Mundial de Paraescalada. Além de Marina Dias, a delegação nacional conta ainda como os estreantes Luciano Frazão, na categoria AL 2 (atletas com um dos membros inferiores amputados ou com severo comprometimento motor), e Leonardo Vilha, na AU3 (comprometimento em pelo menos uma das mãos, ou com vários dedos ausentes ou com função motora reduzida).
Embora a escalada já tenha integrado o programa olímpico nos Jogos de Tóquio (Japão) e segue mantida nosJogos de Paris 2024, a paraescalada ainda não estáincluída no rol de esportes paralímpicos. No início de 2023, oComitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) confirmou 22 modalidades na Paralimpíada deParis 2024, e deixou aberta a possibilidade da paraescalada e do parasurfe serem incluídos, pela primeira vez, apartir de Los Angeles 2028, caso os dois esportes sejam indicados pelo Comitê Organizador. A decisão final do IPC sairá até o final deste ano.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Mostrar mais comentáriosEm Rondônia Há 2 semanasRondônia conquista medalha de prata nos Jogos da Juventude 2024, com destaque em ciclismo
Estudante atleta Gracyanna Barros, ao lado do técnico responsável pelo ciclismo, Fredson Martins
ESPORTE ESCOLAR Há 2 semanasEstudante rondoniense conquista medalha de prata no taekwondo durante Jogos da Juventude 2024
João Victor Félix Gimenez, da EEEFM Risoleta Neves, conquistou medalha de prata no taekwondo para Rondônia
Em Rondônia Há 4 semanasAtletas de Rondônia conquistam 21 medalhas no mundial de Karatê na Argentina
Entre os destaques, estão Maria Clara Rodrigues Turatti, com uma medalha de ouro e uma de bronze; e India Joelma Gattass Monteiro Reverdito, que conquistou uma medalha de ouro, uma de bronze e um troféu de reconhecimento.
Esporte Há 1 mêsDEU GALO: Atlético-MG segura vantagem contra o River Plate e garante vaga na final da Libertadores
Galo empatou em 0 a 0 com o time comandado por Marcelo Gallardo
Esporte Há 1 mêsCRAQUE: Luis Henrique do Botafogo: A estrela em ascensão da seleção brasileira
As principais casas de apostas do Brasil consideram o Botafogo o grande favorito ao título
© Copyright 2024 - Portal Guajará - Todos os direitos reservados