Nesta sexta, 21 de julho, o município de Nova Mamoré celebra 35 anos de aniversário. Sua emancipação Político-Administrativa deu-se em 1988 e hoje, toda a população sente-se orgulhosa por morar numa cidade acolhedora e referência no Estado, na produção da pecuária de corte e de leite. Nesse dia tão especial, presto minha homenagem aos munícipes dessa importante cidade da região.
Parabéns!
São os votos do vereador, Elias Crispim.
HISTÓRIA DA CIDADE
O munícipio é oriundo da antiga Vila Murtinho, um pequeno povoado que surgiu na época da Estrada de Ferro Madeira Madeira situado a 40 quilômetros de Guajará Mirim. A antiga Vila Murtinho é o "berço" do Rio Madeira. Ali acontece a junção do Rio Beni e Rio Mamoré e ambos formam o nosso Rio Madeira.
Dessa antiga vila, só restou a Capela de Santa Terezinha e a estação da ferrovia.
Com a desativação da EFMM, os moradores de Vila Murtinho migraram para as margens da BR 425, distante sete quilômetros da antiga vila, e formaram um povoado que teve várias denominações: Boca, Vila e Vila Nova (já que se referiam a Vila Murtinho como a Vila Velha).
Depois passou a ser distrito de Guajará Mirim e em 1988 foi emancipada como município e passou a chamar-se Nova Mamoré, pelo fato de já haver outro município chamado Vila Nova.
Desde então teve um grande desenvolvimento.
Mín. 23° Máx. 38°