A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) iniciou na tarde deste sábado (24) a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Simulações – Interbrasil Rondônia 2023 no auditório Amizael Gomes da Silva. O evento conta com a participação de jovens alunos na faixa etária de 15 a 17 anos e é organizado pela Fundação Internationali com o intuito de proporcionar vivências, como a capacidade de síntese, de análise, de oratória, de comunicação e de negociação.
Os trabalhos foram abertos com a formação de uma mesa composta pelo deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) além dos membros da Fundação Internationali, o gestor César Odin, o professor José de Arimatéia Dantas e os secretários Ana Beatriz Vieira e Renan Matias.
Inicialmente, Renan Matias destacou a importância do momento para formação de cada aluno participante. “Espero que a simulação possa ajudar a descobrir o caminho de cada um presente neste evento e no fim da jornada possamos dizer que somos capazes e que vocês conseguiram. Parafraseando o enxadrista Garry Kasparov, se você deseja ter sucesso, você tem que experimentar o fracasso sem perder o entusiasmo”, pontuou.
De acordo com o professor José de Arimatéia Dantas, são 22 anos de atividades promovendo a discussão de temas políticos. “Essa ideia começou no antigo Colégio Dom Bosco com jovens que estavam buscando discutir nossa política através das negociações sejam elas nacionais, internacionais e municipais, onde são feitos acordos. Essa é uma chance de se buscar conhecimento e nos aprofundar na história política de acordos para que possamos entender a história do mundo. Os sonhos nascem e esta é uma oportunidade de colocar o jovem como protagonista”, frisou.
César Odin ressaltou o trabalho empreendido por todos em prol da formação acadêmica de cada jovem. “Me sinto agradecido e emocionado pois este trabalho é fruto de muita dedicação. É uma verdadeira democratização do conhecimento e dos debates que queremos proporcionar para vocês”, acrescentou.
Para o deputado estadual Alan Queiroz, a busca pelo conhecimento oferece um importante auxílio na formação de bons cidadãos. “É essencial a vontade para se buscar ter um futuro melhor de convívio para uma sociedade mais justa, pois nós somente vamos chegar a um ponto se tivermos a coragem de iniciar. Temos que ter foco e se dedicar muito. Façam o melhor que vocês irão longe, pois, recentemente, Rondônia só cresce e tenho a certeza de que lá na frente vocês poderão estar aqui na frente incentivando outro público mais jovem”, explanou.
Para Ana Beatriz Vieira, o evento é um momento ímpar no desenvolvimento de cada jovem aluno. “Hoje nós somos delegados, mas já vivenciamos esse momento como alunos, o qual nos proporciona um crescimento pessoal muito grande”, resumiu.
O primeiro dia de simulação foi realizado neste sábado (24) e segue até este domingo (25), nos Plenarinhos 1 e 2 da Assembleia Legislativa de Rondônia.
A Interbrasil Rondônia é um evento centrado na simulação de debates realizados em fóruns internacionais/ONU (Organização das Nações Unidas), onde os estudantes assumem o papel de diplomatas dos países que representam e discutem temas políticos, sociais, econômicos, entre outros. Esta é a primeira etapa da Simulação, a qual levará os melhores delegados de cada Estado para participar da última etapa do Modelo Internacional do Brasil (MIB), uma simulação de elite em nível nacional que será realizada em Brasília (DF). Os estudantes que se destacarem no MIB, viajarão para os Estados Unidos, para a etapa final mundial da Competição.
Texto: Alexandre Almeida I Secom Alero
Foto: Rafael Oliveira I Secom Alero
Mín. 23° Máx. 33°