A ponte sobre o Rio Araras, na BR-425 próximo à Nova Mamoré (RO), teve uma “manutenção” da sua estrutura no final do mês de abril, mas após um mês e alguns dias, novamente os pranchões' da ponte, quebraram, gerando reclamação de motoristas e passageiros que passam pelo local. O problema foi noticiado na época pelo site Portal Guajará, onde registrou todo o descaso.
A responsabilidade por essa estrada é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) por essa ponte estar em uma rodovia federal. Ao lado, há anos, está sendo construída uma outra estrutura de concreto, que substituirá a ponte centenária, mas até lá, motoristas e passageiros, terão que passar por esses transtornos.
Um professor do Instituto Federal de Rondônia — IFRO, que estava em deslocamento para Capital no último dia 8 de junho de 2023, ao passar pela ponte das araras, levou um tremendo susto, pois uma tábua da estrutura que estava solta devido buracos nos pranchões da ponte, veio a entrar na parte de baixo do veículo, quase perfurando o tanque de combustível, danificando o para-choque de trás do carro. Veja as imagens:
Em outro registro dessa última semana, é possível ver um homem colocando madeiras em buracos na ponte para que o caminhão pudesse passar, sem ser danificado ou preso em meio aos buracos.
A deputada estadual Taissa Sousa (PSC), que é a representantes da região de fronteira, conforme divulgado na sua rede social no dia 30 de abril de 2023, foi a propositora do pedido ao DNIT/RO para que o órgão realizasse a manutenção das pontes do araras e ribeirão. Contudo, um problema com “madeira” para ser feita a melhoria das estruturas, impedia tal serviço. Todavia, segundo a parlamentar, o problema em questão tinha sido resolvido. Porém, a manutenção que deveria durar aproximadamente uns três meses, não durou nem dois e vem causando grandes prejuízos e insegurança para quem passa pelo local.
Veja a publicação da parlamentar.
Consideradas patrimônio histórico do estado de Rondônia, as pontes metálicas sobre os rios Araras e Ribeirão foram criadas durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) há mais de 100 anos e, desde então, ligam os municípios de Guajará-Mirim (RO) e Nova Mamoré com a capital Porto Velho e Acre.
A redação do Portal Guajará entrou em contato com o DNIT (RO), nesta segunda-feira, 19, em busca de informações de quando será feita a manutenção da ponte, em nota o órgão informou ao site que "a manutenção está programada para quinta-feira, 22. O trânsito será interrompido por 2 ou 3 horas, mas não saberia informar qual o horário será realizado".
Fonte: Portal Guajará
Mín. 22° Máx. 25°