A Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) e seus ex-presidentes foram homenageados em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (12), na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO). O evento foi uma forma de reconhecer a contribuição desses magistrados para o fortalecimento do sistema judicial no estado.
Fundada em 2023, a Ameron tem desempenhado um papel fundamental na representação e defesa dos interesses dos magistrados e da justiça ao longo de 40 anos. A homenagem na Assembleia Legislativa foi proposta pela deputada estadual Taíssa Sousa, que expressou sua honra em receber os magistrados, muitos dos quais atuaram em causas em que ela esteve envolvida como advogada. Ela também destacou a importância da presidente da Ameron, Dra. Euma Tourinho, como um exemplo inspirador para as mulheres.
Durante a cerimônia, foi concedido o Título Honorífico de Honra ao Mérito a todos os presidentes da Ameron, em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação à causa da justiça em Rondônia.
O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Marcos Alaor, enalteceu as quatro décadas de trabalho da Ameron em defesa da carreira da magistratura. Ele parabenizou a Ameron pelo seu aniversário de 40 anos e destacou a importância dos magistrados na aplicação das leis e na defesa dos direitos da sociedade.
"Nessas quatro décadas, superamos muitos desafios. A magistratura é uma das funções mais nobres, pois atua na solução dos conflitos e para a melhoria da vida da população. Consolida o Estado Democrático de Direito e garante o cumprimento das leis de forma imparcial. Também atuamos nas melhorias do sistema judiciário, mas tem muito a ser feito. É importante refletirmos sobre os problemas que enfrentamos e o futuro da carreira", ressaltou o presidente do TJRO.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Paulo Kyochi Mori, destacou o papel desempenhado pela Ameron, especialmente pela atual diretoria, liderada pela presidente Euma Tourinho. Ele ressaltou que todos os magistrados que ocuparam a presidência da Ameron se engajaram no fortalecimento da instituição e da magistratura, enfrentando diversas barreiras ao longo dos anos. Mori afirmou que a atual diretoria está empenhada em unir esforços para fortalecer a carreira dos magistrados.
Durante a cerimônia, o deputado Luizinho Goebel expressou sua gratidão aos magistrados, tanto os que já não estão mais presentes como aqueles que estão aposentados e os que estão chegando à carreira. Ele ressaltou o orgulho que sente pelo estado de Rondônia e pela justiça local, destacando as contribuições significativas que surgiram dessas terras e se tornaram exemplos para o país. O deputado ressaltou a importância de celebrar o legado deixado pelos magistrados e expressou seu orgulho em defender o estado.
O deputado delegado Camargo também reconheceu o relevante papel desempenhado pela Ameron e pela competência dos magistrados e magistradas que atuam no Tribunal de Justiça de Rondônia. Ele destacou que a Ameron teve presidentes comprometidos com a carreira, que construíram uma instituição forte e com um papel social relevante. Além disso, mencionou com satisfação que, pelo quarto ano consecutivo, o Tribunal de Justiça de Rondônia recebeu o selo diamante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é direcionado aos três tribunais mais eficientes do país. O deputado ressaltou a dedicação e a vocação dos juízes em servir à justiça.
Após os discursos, a deputada dra. Taíssa Sousa realizou a entrega dos certificados de Honra ao Mérito a cada um dos homenageados. Em agradecimento à homenagem, a presidente da Ameron, juíza Euma Tourinho, parabenizou todos os magistrados e pensionistas, reconhecendo o papel de cada um na construção da justiça de Rondônia. “Parabenizo todos os magistrados e pensionistas, agradecendo aos que construíram a justiça de Rondônia, aos que nos sucederam e aos magistrados da atualidade. Cada um colocou um tijolo nesta sólida construção, reafirmando nossa responsabilidade associativa na defesa de nossos direitos e prerrogativas, com a promessa de continuar a exercer minhas funções com coragem, independência e celebrando a justiça”, concluiu.
Homenageados
Juiz Salatiel Soares de Souza
Des. Foaud Darwich Zacarias (1985/1986), representado pela esposa Edna Grangeiro
Juiz Marco Antônio de Faria (1989/1992)
Des. Eurico Montenegro Júnior (1999/2002)
Des. José Jorge Ribeiro da Luz (2003/2004)
Des. Raduan Miguel Filho (2007/2010)
Des. Daniel Ribeiro Lagos (2011/2012)
Des. Francisco Borges Ferreira Neto (2013/2016)
Des. Alexandre Miguel (2017/2020)
Fotos: ALE-RO/Antônio Lucas
Mín. 23° Máx. 33°