A situação dos doentes renais crônicos em Guajará-Mirim foi tema de Audiência Pública realizada na última sexta-feira (28), na Câmara Municipal, que contou com a participação do vereador Elias Crispim do (Patriota). A Audiência Pública, foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Associação Rondoniense de Renais Crônicos Transplantados e Diabéticos (Arrct-Ro).
Participaram do evento a prefeita Raissa Paes; representantes da Secretaria Municipal de Saúde; Secretário Estadual de Saúde Cel. Jeferson; Deputada Estadual Taissa Sousa; Representante do Conselho Estadual de Saúde, Conselho Municipal de Porto Velho, Representante do Governo; Cel. Flavio Dezert; Pacientes Crônicos Renais e outros.
O objetivo da audiência foi a respeito da possibilidade da construção de uma Clínica de Hemodiálise para os pacientes de diálise dos municípios de Guajara-Mirim, Nova Mamoré e Região. Durante o encontro, várias demandas e questionamentos foram apresentadas para conhecimentos de todos os presentes, uma delas, foi a respeito dos transtornos que pacientes renais passam três vezes por semana em deslocamento para Porto Velho.
Na avaliação do vereador Elias Crispim, todas as demandas levadas à Audiência Pública desta sexta-feira são legítimas e urgentes. “Acreditamos na sensibilização dos entes envolvidos e do Estado. Algumas respostas são a curto prazo; outras, a médio prazo; e há aquelas que levarão mais tempo, mas utilizaremos de todos os meios e caminhos para solucionar essas questões em prol dos nossos pacientes de Guajará-Mirim”, assegurou.
A deputada estadual Taissa Sousa, sensível ao problema, convidou o Sr. Jeferson — Secretario Estadual de Saúde (SESAU), para conhecer de perto a angústia desses homens e mulheres que sofrem desta enfermidade que já ceifou mais de 40 vidas no município.
O secretário alegou há possibilidade de instalar uma clínica no município e que o recurso não seria o problema, uma vez que o governador Marcos Rocha, tem grande interesse em disponibilizar uma clínica de diálise para esses pacientes. Jeferson, mencionou que farão os levantamentos técnicos para que em pouco espaço de tempo esteja realizado esses atendimentos no município.
Mín. 23° Máx. 33°